Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira,Maria Alice
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Aguiar,Andrea Moura de Souza, Ramos,Viviane Coelho Caldeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200004
Resumo: O texto aborda experiências internacionais de escolarização, vistas como uma nova dimensão da realidade educacional contemporânea que marca as trajetórias escolares de jovens oriundos de meios sociais favorecidos. Discutem-se resultados de pesquisas nacionais recentes que começam a elucidar as características do fenômeno no contexto brasileiro. Uma expansão da demanda por esse bem cultural é detectada entre as camadas médias, que vêem na dimensão internacional do capital cultural um ingrediente indispensável à reconversão de seu patrimônio. Tais estratégias familiares inserem-se numa lógica de distinção, ou seja, de reforço das fronteiras entre grupos mais ou menos providos em capital econômico e cultural.
id CEDES-1_b6956bdabd6367ddbad7723d8f66f01a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302008000200004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolaresEducação e desigualdades sociaisEstratégias de internacionalização dos estudosDimensão internacional do capital culturalO texto aborda experiências internacionais de escolarização, vistas como uma nova dimensão da realidade educacional contemporânea que marca as trajetórias escolares de jovens oriundos de meios sociais favorecidos. Discutem-se resultados de pesquisas nacionais recentes que começam a elucidar as características do fenômeno no contexto brasileiro. Uma expansão da demanda por esse bem cultural é detectada entre as camadas médias, que vêem na dimensão internacional do capital cultural um ingrediente indispensável à reconversão de seu patrimônio. Tais estratégias familiares inserem-se numa lógica de distinção, ou seja, de reforço das fronteiras entre grupos mais ou menos providos em capital econômico e cultural.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200004Educação & Sociedade v.29 n.103 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000200004info:eu-repo/semantics/openAccessNogueira,Maria AliceAguiar,Andrea Moura de SouzaRamos,Viviane Coelho Caldeirapor2009-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000200004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-03-31T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares
title Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares
spellingShingle Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares
Nogueira,Maria Alice
Educação e desigualdades sociais
Estratégias de internacionalização dos estudos
Dimensão internacional do capital cultural
title_short Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares
title_full Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares
title_fullStr Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares
title_full_unstemmed Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares
title_sort Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares
author Nogueira,Maria Alice
author_facet Nogueira,Maria Alice
Aguiar,Andrea Moura de Souza
Ramos,Viviane Coelho Caldeira
author_role author
author2 Aguiar,Andrea Moura de Souza
Ramos,Viviane Coelho Caldeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira,Maria Alice
Aguiar,Andrea Moura de Souza
Ramos,Viviane Coelho Caldeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e desigualdades sociais
Estratégias de internacionalização dos estudos
Dimensão internacional do capital cultural
topic Educação e desigualdades sociais
Estratégias de internacionalização dos estudos
Dimensão internacional do capital cultural
description O texto aborda experiências internacionais de escolarização, vistas como uma nova dimensão da realidade educacional contemporânea que marca as trajetórias escolares de jovens oriundos de meios sociais favorecidos. Discutem-se resultados de pesquisas nacionais recentes que começam a elucidar as características do fenômeno no contexto brasileiro. Uma expansão da demanda por esse bem cultural é detectada entre as camadas médias, que vêem na dimensão internacional do capital cultural um ingrediente indispensável à reconversão de seu patrimônio. Tais estratégias familiares inserem-se numa lógica de distinção, ou seja, de reforço das fronteiras entre grupos mais ou menos providos em capital econômico e cultural.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302008000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.29 n.103 2008
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554464796672