Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra,Giovani Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araujo,Doracina Aparecida de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200014
Resumo: O presente texto investiga a constituição e os desdobramentos ideológicos do ideário inclusivista em educação, no contexto do avanço neoliberal. O tratamento dos dados obtidos, resultantes de uma pesquisa bibliográfica em andamento, é crítico-dialético e adota pressupostos marxistas. As análises realizadas situam a inclusão escolar de pessoas com deficiência no bojo de tentativas reformistas do capitalismo, com vistas à sua perpetuação hegemônica. Conquanto preocupe-se mais em denunciar as apropriações neoliberais e pós-modernas da autêntica luta pelo reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência, o artigo sugere a necessidade de uma práxis revolucionária, comprometida com a emancipação e o pleno desenvolvimento de todas as pessoas, com ou sem deficiências.
id CEDES-1_b6de101e6e21e422fbf69de9f5bd0727
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302013000200014
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educaçãoInclusão escolarNeoliberalismoCapitalismoO presente texto investiga a constituição e os desdobramentos ideológicos do ideário inclusivista em educação, no contexto do avanço neoliberal. O tratamento dos dados obtidos, resultantes de uma pesquisa bibliográfica em andamento, é crítico-dialético e adota pressupostos marxistas. As análises realizadas situam a inclusão escolar de pessoas com deficiência no bojo de tentativas reformistas do capitalismo, com vistas à sua perpetuação hegemônica. Conquanto preocupe-se mais em denunciar as apropriações neoliberais e pós-modernas da autêntica luta pelo reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência, o artigo sugere a necessidade de uma práxis revolucionária, comprometida com a emancipação e o pleno desenvolvimento de todas as pessoas, com ou sem deficiências.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200014Educação & Sociedade v.34 n.123 2013reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302013000200014info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra,Giovani FerreiraAraujo,Doracina Aparecida de Castropor2013-07-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302013000200014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-07-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação
title Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação
spellingShingle Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação
Bezerra,Giovani Ferreira
Inclusão escolar
Neoliberalismo
Capitalismo
title_short Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação
title_full Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação
title_fullStr Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação
title_full_unstemmed Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação
title_sort Em busca da flor viva: para uma crítica ao ideário inclusivista em educação
author Bezerra,Giovani Ferreira
author_facet Bezerra,Giovani Ferreira
Araujo,Doracina Aparecida de Castro
author_role author
author2 Araujo,Doracina Aparecida de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra,Giovani Ferreira
Araujo,Doracina Aparecida de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Neoliberalismo
Capitalismo
topic Inclusão escolar
Neoliberalismo
Capitalismo
description O presente texto investiga a constituição e os desdobramentos ideológicos do ideário inclusivista em educação, no contexto do avanço neoliberal. O tratamento dos dados obtidos, resultantes de uma pesquisa bibliográfica em andamento, é crítico-dialético e adota pressupostos marxistas. As análises realizadas situam a inclusão escolar de pessoas com deficiência no bojo de tentativas reformistas do capitalismo, com vistas à sua perpetuação hegemônica. Conquanto preocupe-se mais em denunciar as apropriações neoliberais e pós-modernas da autêntica luta pelo reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência, o artigo sugere a necessidade de uma práxis revolucionária, comprometida com a emancipação e o pleno desenvolvimento de todas as pessoas, com ou sem deficiências.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302013000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.34 n.123 2013
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555538538496