ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: barreto,Raquel goulart
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000300775
Resumo: RESUMO : Este artigo visa a analisar o desenho de uma nova regulação para o ensino fundamental, com base nas relações entre o par currículo centralizado e avaliação externa unificada. Está estruturado em quatro seções. A primeira introduz a temática por meio do diálogo com autores de diferentes filiações teóricas. A segunda discute a configuração atual das políticas, bem como as condições de possibilidade de expropriação do trabalho docente. A terceira propõe a noção de substituição tecnológica como elo entre competências e avaliação, concentrando-se no caso da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Finalmente, a quarta seção empreende a análise crítica dos discursos de professores, de modo a dimensionar os sentidos em disputa por hegemonia.
id CEDES-1_b7343081e18d7fba809a2e125bb9e31a
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302016000300775
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTALPolítica educacionalCurrículoAvaliaçãoEnsinoSubstituição tecnológicaRESUMO : Este artigo visa a analisar o desenho de uma nova regulação para o ensino fundamental, com base nas relações entre o par currículo centralizado e avaliação externa unificada. Está estruturado em quatro seções. A primeira introduz a temática por meio do diálogo com autores de diferentes filiações teóricas. A segunda discute a configuração atual das políticas, bem como as condições de possibilidade de expropriação do trabalho docente. A terceira propõe a noção de substituição tecnológica como elo entre competências e avaliação, concentrando-se no caso da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Finalmente, a quarta seção empreende a análise crítica dos discursos de professores, de modo a dimensionar os sentidos em disputa por hegemonia.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000300775Educação & Sociedade v.37 n.136 2016reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302016159933info:eu-repo/semantics/openAccessbarreto,Raquel goulartpor2016-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302016000300775Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2016-12-20T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
barreto,Raquel goulart
Política educacional
Currículo
Avaliação
Ensino
Substituição tecnológica
title_short ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A AVALIAÇÃO: A SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
author barreto,Raquel goulart
author_facet barreto,Raquel goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv barreto,Raquel goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Currículo
Avaliação
Ensino
Substituição tecnológica
topic Política educacional
Currículo
Avaliação
Ensino
Substituição tecnológica
description RESUMO : Este artigo visa a analisar o desenho de uma nova regulação para o ensino fundamental, com base nas relações entre o par currículo centralizado e avaliação externa unificada. Está estruturado em quatro seções. A primeira introduz a temática por meio do diálogo com autores de diferentes filiações teóricas. A segunda discute a configuração atual das políticas, bem como as condições de possibilidade de expropriação do trabalho docente. A terceira propõe a noção de substituição tecnológica como elo entre competências e avaliação, concentrando-se no caso da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Finalmente, a quarta seção empreende a análise crítica dos discursos de professores, de modo a dimensionar os sentidos em disputa por hegemonia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000300775
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000300775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302016159933
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.37 n.136 2016
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122556238987264