Protagonismo juvenil e Projeto de Vida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrary, Laura Moraes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254341
Resumo: A presente pesquisa busca compreender as percepções sobre Protagonismo juvenil e de Projeto de Vida, presentes na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, utilizando como base a proposta para o Ensino Médio. A BNCC é atualmente o principal documento norteador da Educação Básica, fazendo-se necessária, por conta de sua importância na construção dos currículos do país, ser colocada em foco nas pesquisas relacionadas à instituição escolar e sua atual configuração para os jovens. A fundamentação teórica está fundamentada na perspectiva histórica do surgimento da instituição escolar e na Pedagogia Social Crítica. A partir da metodologia da análise documental e análise de conteúdo, chegou-se a três eixos estruturantes de resultados: 1) Juventudes e culturas juvenis, 2) Formação e Projeto de Vida e 3) Protagonismo e mercado de trabalho. Com isso, percebeu-se uma tentativa de aproximação, por parte do documento, aos estudos mais recentes sobre as juventudes e à uma educação contemporânea baseada na formação integral dos estudantes. No entanto, notou-se um esvaziamento de seus principais conceitos e uma lógica “progressista”, pautada na transformação social, ilusória, mostrando-se ser um documento ainda muito relacionado às problemáticas históricas, sociais e filosóficas que a educação escolar enfrenta.
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