A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosar,Maria de Fatima Felix
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000400008
Resumo: Este artigo resgata o avanço das análises teóricas sobre a influência do "modelo empresarial" no funcionamento do sistema educacional brasileiro, desde os anos da ditadura militar. Ressalta que as experiências práticas de gestão democrática da educação básica realizadas em administrações municipais de caráter democrático-popular necessitam ser avaliadas e expandidas para que se materializem as concepções avançadas de educação desenvolvidas pelos setores progressistas que são assimiladas e ressignificadas pelos grupos hegemônicos que atuam nas três instâncias de poder político e administrativo federal, estadual e municipal. São apresentados exemplos e sugestões de encaminhamento político-pedagógico para acirrar a contradição diante da política impositiva do governo, implementada sob a égide do Banco Mundial, de modo que os setores progressistas no cotidiano do funcionamento das escolas e dos sistemas de ensino resgatem os princípios, as concepções e metodologias que foram diluídos e negados no texto da "LDB oficial" para desenvolver o Plano Nacional de Educação.
id CEDES-1_b785f1e48a0b6ca90e33ebb1da33335c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301999000400008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no BrasilPolítica educacionalgestão democráticaadministração de sistemas educacionaisprojetos político-pedagógicosdemocratização da educaçãoEste artigo resgata o avanço das análises teóricas sobre a influência do "modelo empresarial" no funcionamento do sistema educacional brasileiro, desde os anos da ditadura militar. Ressalta que as experiências práticas de gestão democrática da educação básica realizadas em administrações municipais de caráter democrático-popular necessitam ser avaliadas e expandidas para que se materializem as concepções avançadas de educação desenvolvidas pelos setores progressistas que são assimiladas e ressignificadas pelos grupos hegemônicos que atuam nas três instâncias de poder político e administrativo federal, estadual e municipal. São apresentados exemplos e sugestões de encaminhamento político-pedagógico para acirrar a contradição diante da política impositiva do governo, implementada sob a égide do Banco Mundial, de modo que os setores progressistas no cotidiano do funcionamento das escolas e dos sistemas de ensino resgatem os princípios, as concepções e metodologias que foram diluídos e negados no texto da "LDB oficial" para desenvolver o Plano Nacional de Educação.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000400008Educação & Sociedade v.20 n.69 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000400008info:eu-repo/semantics/openAccessRosar,Maria de Fatima Felixpor2000-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000400008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-04T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil
title A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil
spellingShingle A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil
Rosar,Maria de Fatima Felix
Política educacional
gestão democrática
administração de sistemas educacionais
projetos político-pedagógicos
democratização da educação
title_short A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil
title_full A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil
title_fullStr A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil
title_full_unstemmed A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil
title_sort A dialética entre a concepção e a prática da gestão democrática no âmbito da educação básica no Brasil
author Rosar,Maria de Fatima Felix
author_facet Rosar,Maria de Fatima Felix
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosar,Maria de Fatima Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
gestão democrática
administração de sistemas educacionais
projetos político-pedagógicos
democratização da educação
topic Política educacional
gestão democrática
administração de sistemas educacionais
projetos político-pedagógicos
democratização da educação
description Este artigo resgata o avanço das análises teóricas sobre a influência do "modelo empresarial" no funcionamento do sistema educacional brasileiro, desde os anos da ditadura militar. Ressalta que as experiências práticas de gestão democrática da educação básica realizadas em administrações municipais de caráter democrático-popular necessitam ser avaliadas e expandidas para que se materializem as concepções avançadas de educação desenvolvidas pelos setores progressistas que são assimiladas e ressignificadas pelos grupos hegemônicos que atuam nas três instâncias de poder político e administrativo federal, estadual e municipal. São apresentados exemplos e sugestões de encaminhamento político-pedagógico para acirrar a contradição diante da política impositiva do governo, implementada sob a égide do Banco Mundial, de modo que os setores progressistas no cotidiano do funcionamento das escolas e dos sistemas de ensino resgatem os princípios, as concepções e metodologias que foram diluídos e negados no texto da "LDB oficial" para desenvolver o Plano Nacional de Educação.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301999000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.20 n.69 1999
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552698994688