Contribuições do projeto político-pedagógico para a gestão democrática na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graffetti, Priscila de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252001
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como o Projeto Político Pedagógico-PPP é entendido na Educação Infantil a fim de promover a Gestão Democrática. A pesquisa se justifica pela relevância em se perceber se o PPP reflete as dinâmicas da escola, sobretudo no que tange a construção de uma Gestão Democrática, uma vez que este é um documento norteador para a instituição escolar. Para fundamentar a investigação, utilizaram-se autores como Veiga (1995; 2001; 2014); Azevedo; Andrade (2012); Libâneo (2013); Silva (2011); Costa (2020); entre outros. Como metodologia utilizou-se um Estudo de Caso, a partir de alguns procedimentos metodológicos: uma análise documental do PPP em uma escola pública de Educação Infantil de um município da região carbonífera do Estado do Rio Grande do Sul; uso de questionário com as professoras e monitoras dessa escola; uma entrevista com a equipe diretiva da instituição. Os resultados da pesquisa foram organizados em cinco eixos, que são: 1) a necessidade de todos na elaboração, atualização e permanente discussão coletiva do PPP; 2) a adesão e resistências dos profissionais na participação da pesquisa; 3) os princípios que devem orientar a prática pedagógica e sua contribuição para a gestão democrática; 4) a comunidade, a família e as crianças representadas no PPP; 5) desafios para a construção de uma gestão democrática na escola de Educação Infantil. A partir da pesquisa, abre-se a possiblidade de outros estudos com novas questões, uma vez que o tema é recorrente na educação e carece de discussões permanentes para a construção de caminhos possíveis para que a Gestão Democrática possa estar mais visível na Educação Infantil.
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