Contribuições do projeto político-pedagógico para a gestão democrática na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252001 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender como o Projeto Político Pedagógico-PPP é entendido na Educação Infantil a fim de promover a Gestão Democrática. A pesquisa se justifica pela relevância em se perceber se o PPP reflete as dinâmicas da escola, sobretudo no que tange a construção de uma Gestão Democrática, uma vez que este é um documento norteador para a instituição escolar. Para fundamentar a investigação, utilizaram-se autores como Veiga (1995; 2001; 2014); Azevedo; Andrade (2012); Libâneo (2013); Silva (2011); Costa (2020); entre outros. Como metodologia utilizou-se um Estudo de Caso, a partir de alguns procedimentos metodológicos: uma análise documental do PPP em uma escola pública de Educação Infantil de um município da região carbonífera do Estado do Rio Grande do Sul; uso de questionário com as professoras e monitoras dessa escola; uma entrevista com a equipe diretiva da instituição. Os resultados da pesquisa foram organizados em cinco eixos, que são: 1) a necessidade de todos na elaboração, atualização e permanente discussão coletiva do PPP; 2) a adesão e resistências dos profissionais na participação da pesquisa; 3) os princípios que devem orientar a prática pedagógica e sua contribuição para a gestão democrática; 4) a comunidade, a família e as crianças representadas no PPP; 5) desafios para a construção de uma gestão democrática na escola de Educação Infantil. A partir da pesquisa, abre-se a possiblidade de outros estudos com novas questões, uma vez que o tema é recorrente na educação e carece de discussões permanentes para a construção de caminhos possíveis para que a Gestão Democrática possa estar mais visível na Educação Infantil. |
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Graffetti, Priscila de OliveiraKlein, Rejane Ramos2022-11-30T04:53:33Z2022http://hdl.handle.net/10183/252001001154121Este trabalho tem como objetivo compreender como o Projeto Político Pedagógico-PPP é entendido na Educação Infantil a fim de promover a Gestão Democrática. A pesquisa se justifica pela relevância em se perceber se o PPP reflete as dinâmicas da escola, sobretudo no que tange a construção de uma Gestão Democrática, uma vez que este é um documento norteador para a instituição escolar. Para fundamentar a investigação, utilizaram-se autores como Veiga (1995; 2001; 2014); Azevedo; Andrade (2012); Libâneo (2013); Silva (2011); Costa (2020); entre outros. Como metodologia utilizou-se um Estudo de Caso, a partir de alguns procedimentos metodológicos: uma análise documental do PPP em uma escola pública de Educação Infantil de um município da região carbonífera do Estado do Rio Grande do Sul; uso de questionário com as professoras e monitoras dessa escola; uma entrevista com a equipe diretiva da instituição. Os resultados da pesquisa foram organizados em cinco eixos, que são: 1) a necessidade de todos na elaboração, atualização e permanente discussão coletiva do PPP; 2) a adesão e resistências dos profissionais na participação da pesquisa; 3) os princípios que devem orientar a prática pedagógica e sua contribuição para a gestão democrática; 4) a comunidade, a família e as crianças representadas no PPP; 5) desafios para a construção de uma gestão democrática na escola de Educação Infantil. A partir da pesquisa, abre-se a possiblidade de outros estudos com novas questões, uma vez que o tema é recorrente na educação e carece de discussões permanentes para a construção de caminhos possíveis para que a Gestão Democrática possa estar mais visível na Educação Infantil.Este trabajo tiene como objetivo comprender cómo se entiende el Proyecto Político Pedagógico-PPP en la Educación Infantil con el fin de promover la Gestión Democrática. La investigación se justifica por la relevancia de comprender si el PPP refleja la dinámica de la escuela, especialmente con respecto a la construcción de una Gestión Democrática, ya que este es un documento guía para la institución escolar. Para apoyar la investigación, se utilizararon autores como Veiga (1995; 2001; 2014); Azevedo; Andrade (2012); Libâneo (2013); Silva (2011); Costa (2020); entre otros. Se utilizó un estudio de caso como metodología, basado en algunos procedimientos metodológicos: un análisis documental en el PPP en una escuela pública de Educación Infantil en un municipio de la región carbonífera del Estado de Rio Grande do Sul; uso de un cuestionario con los profesores y monitores de esta escuela; una entrevista con el equipo directivo de la institución. Los resultados de la investigación se organizaron en cinco ejes, que son: 1) la necesidad de todos en la preparación, actualización y discusión colectiva permanente en el PPP; 2) la participación y resistencia de los profesionales en la participación de la investigación; 3) los principios que deben guiar la práctica pedagógica y su contribución a la gestión democrática; 4) la comunidad, la familia y los niños representados en el PPP; 5) desafíos para la construcción de una gestión democrática en la escuela de Educación Infantil. La investigación abre la posibilidad de otros estudios con nuevas preguntas, ya que el tema es recurrente en la educación y carece de debates continuos para la construcción de posibles vías para que la Gestión Democrática sea más visible en la Educación Infantil.application/pdfporProjeto político-pedagógicoGestão democráticaEducação infantilProyecto político pedagógicoGestión democráticaEducación InfantilContribuições do projeto político-pedagógico para a gestão democrática na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154121.pdf.txt001154121.pdf.txtExtracted Texttext/plain154813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252001/2/001154121.pdf.txtdd480d5c394b791aebe4f613e1b8e462MD52ORIGINAL001154121.pdfTexto completoapplication/pdf712955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252001/1/001154121.pdf49270c44e6ec08112a12400226a575c5MD5110183/2520012022-12-01 05:52:21.983135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252001Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-12-01T07:52:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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