Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pizzio,Alex
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Klein,Karla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200493
Resumo: RESUMO:O objetivo deste artigo é divulgar os resultados de um estudo sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de docentes do Ensino Superior. A metodologia aplicada foi o estudo de caso em uma universidade federal brasileira oriunda da atual política de expansão do ensino superior. Nessa perspectiva, selecionou-se, como objeto de estudo, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), pelo fato de essa instituição inserir-se em uma das regiões centrais para a política de expansão, ser a instituição de maior crescimento em número de docentes e cursos entre as universidades federais da região Norte do país e por apresentar estrutura multicampi em número de sete. O estudo desenvolveu-se durante o segundo semestre de 2012, quando foram aplicados 130 questionários de avaliação da QVT com escalas psicométricas de mensuração do tipo likert de 10 pontos. Foram utilizados o software SPSS para o tratamento de questões fechadas e o software NVivo 10 para as questões abertas. Por fim, os dados obtidos com os questionários foram cruzados com os dados de adoecimentos obtidos no SIASS/UFT. Os resultados demonstram que quanto maior a integração do projeto de vida do docente à instituição, maior é a QVT, mesmo em condições de trabalho desfavoráveis. Por outro lado, quanto maior for o distanciamento do projeto pessoal/coletivo dos objetivos institucionais, menor se torna a QVT. Fatores relacionais têm implicação direta na QVT dos docentes e a adoção de Políticas de Promoção e Suporte à fixação dos docentes contribui para a redução do adoecimento dos mesmos.
id CEDES-1_bdad22ca7cc1ae760adda4f851d4d229
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302015000200493
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino SuperiorReUniTrabalho DocenteQualidade de Vida no TrabalhoInstituições de Ensino SuperiorRESUMO:O objetivo deste artigo é divulgar os resultados de um estudo sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de docentes do Ensino Superior. A metodologia aplicada foi o estudo de caso em uma universidade federal brasileira oriunda da atual política de expansão do ensino superior. Nessa perspectiva, selecionou-se, como objeto de estudo, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), pelo fato de essa instituição inserir-se em uma das regiões centrais para a política de expansão, ser a instituição de maior crescimento em número de docentes e cursos entre as universidades federais da região Norte do país e por apresentar estrutura multicampi em número de sete. O estudo desenvolveu-se durante o segundo semestre de 2012, quando foram aplicados 130 questionários de avaliação da QVT com escalas psicométricas de mensuração do tipo likert de 10 pontos. Foram utilizados o software SPSS para o tratamento de questões fechadas e o software NVivo 10 para as questões abertas. Por fim, os dados obtidos com os questionários foram cruzados com os dados de adoecimentos obtidos no SIASS/UFT. Os resultados demonstram que quanto maior a integração do projeto de vida do docente à instituição, maior é a QVT, mesmo em condições de trabalho desfavoráveis. Por outro lado, quanto maior for o distanciamento do projeto pessoal/coletivo dos objetivos institucionais, menor se torna a QVT. Fatores relacionais têm implicação direta na QVT dos docentes e a adoção de Políticas de Promoção e Suporte à fixação dos docentes contribui para a redução do adoecimento dos mesmos.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200493Educação & Sociedade v.36 n.131 2015reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/ES0101-73302015124201info:eu-repo/semantics/openAccessPizzio,AlexKlein,Karlapor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302015000200493Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-10-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior
title Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior
spellingShingle Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior
Pizzio,Alex
ReUni
Trabalho Docente
Qualidade de Vida no Trabalho
Instituições de Ensino Superior
title_short Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior
title_full Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior
title_fullStr Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior
title_full_unstemmed Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior
title_sort Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior
author Pizzio,Alex
author_facet Pizzio,Alex
Klein,Karla
author_role author
author2 Klein,Karla
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pizzio,Alex
Klein,Karla
dc.subject.por.fl_str_mv ReUni
Trabalho Docente
Qualidade de Vida no Trabalho
Instituições de Ensino Superior
topic ReUni
Trabalho Docente
Qualidade de Vida no Trabalho
Instituições de Ensino Superior
description RESUMO:O objetivo deste artigo é divulgar os resultados de um estudo sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de docentes do Ensino Superior. A metodologia aplicada foi o estudo de caso em uma universidade federal brasileira oriunda da atual política de expansão do ensino superior. Nessa perspectiva, selecionou-se, como objeto de estudo, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), pelo fato de essa instituição inserir-se em uma das regiões centrais para a política de expansão, ser a instituição de maior crescimento em número de docentes e cursos entre as universidades federais da região Norte do país e por apresentar estrutura multicampi em número de sete. O estudo desenvolveu-se durante o segundo semestre de 2012, quando foram aplicados 130 questionários de avaliação da QVT com escalas psicométricas de mensuração do tipo likert de 10 pontos. Foram utilizados o software SPSS para o tratamento de questões fechadas e o software NVivo 10 para as questões abertas. Por fim, os dados obtidos com os questionários foram cruzados com os dados de adoecimentos obtidos no SIASS/UFT. Os resultados demonstram que quanto maior a integração do projeto de vida do docente à instituição, maior é a QVT, mesmo em condições de trabalho desfavoráveis. Por outro lado, quanto maior for o distanciamento do projeto pessoal/coletivo dos objetivos institucionais, menor se torna a QVT. Fatores relacionais têm implicação direta na QVT dos docentes e a adoção de Políticas de Promoção e Suporte à fixação dos docentes contribui para a redução do adoecimento dos mesmos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200493
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000200493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/ES0101-73302015124201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.36 n.131 2015
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555914977280