Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1931 |
Resumo: | As transformações constantes ocorridas no mundo do trabalho estão afetando significativamente a sociedade, inclusive a categoria profissional de professores, sejam de instituições públicas quanto privadas. O presente artigo tem por objetivo contemplar o conteúdo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), realizando uma avaliação sobre a temática entre os docentes de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e outra privada, como um estudo empírico e preliminar no Estado do Amazonas. Buscou-se direcionar na fundamentação teórica a análise dos antecedentes, origens e evolução do movimento em torno da qualidade de vida no trabalho, pois desde os tempos clássicos da administração, é preocupação recorrente junto à comunidade científica; e muitos foram os passos percorridos para que fosse vista como a humanização do ambiente organizacional. A pesquisa foi descritiva, baseada no modelo Hackman e Oldham (1975) que partem do pressuposto de que a qualidade de vida no trabalho pode ser avaliada em função das dimensões da tarefa, do estado psicológico do trabalhador e dos seus resultados pessoais e no trabalho. Quanto aos meios, foi um estudo de caso apresentando a avaliação dos docentes sobre QVT de duas instituições de ensino superior pública e outra particular. Quanto à abordagem foi quantitativa, utilizando-se o Job Diagnostic Survey – JDS, questionário elaborado por Hackman e Oldham (1975). O JDS foi aplicado na versão reduzida, que constavam três secções, onde a primeira tinha 7 questões, e a segunda e a terceira com 14 questões cada uma, somando um total de 35 questões, adotando a escala Likert de 1 a 7. O questionário teve a função principal de verificar a percepção docente em relação ao trabalho e como reage a ele; e encaminhado para todos os professores do curso de administração da pública (22 professores) e da particular (13 professores), obtendo uma amostra total de 24 participantes, sendo 16 participantes da pública e 8 da privada. Assim, espera-se que este estudo contribua para que as instituições e seus responsáveis repensem as condições ofertadas para seus docentes e atentem para a promoção de QVT através de ações efetivas.PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de Vida no Trabalho; Docentes; Instituições de Ensino Superior |
id |
UFMG-19_97476f9062a3ef5c2cb363fa1243ac6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1931 |
network_acronym_str |
UFMG-19 |
network_name_str |
Gestão e sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas.Qualidade de Vida no TrabalhoDocentesInstituições de Ensino Superior – IES.As transformações constantes ocorridas no mundo do trabalho estão afetando significativamente a sociedade, inclusive a categoria profissional de professores, sejam de instituições públicas quanto privadas. O presente artigo tem por objetivo contemplar o conteúdo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), realizando uma avaliação sobre a temática entre os docentes de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e outra privada, como um estudo empírico e preliminar no Estado do Amazonas. Buscou-se direcionar na fundamentação teórica a análise dos antecedentes, origens e evolução do movimento em torno da qualidade de vida no trabalho, pois desde os tempos clássicos da administração, é preocupação recorrente junto à comunidade científica; e muitos foram os passos percorridos para que fosse vista como a humanização do ambiente organizacional. A pesquisa foi descritiva, baseada no modelo Hackman e Oldham (1975) que partem do pressuposto de que a qualidade de vida no trabalho pode ser avaliada em função das dimensões da tarefa, do estado psicológico do trabalhador e dos seus resultados pessoais e no trabalho. Quanto aos meios, foi um estudo de caso apresentando a avaliação dos docentes sobre QVT de duas instituições de ensino superior pública e outra particular. Quanto à abordagem foi quantitativa, utilizando-se o Job Diagnostic Survey – JDS, questionário elaborado por Hackman e Oldham (1975). O JDS foi aplicado na versão reduzida, que constavam três secções, onde a primeira tinha 7 questões, e a segunda e a terceira com 14 questões cada uma, somando um total de 35 questões, adotando a escala Likert de 1 a 7. O questionário teve a função principal de verificar a percepção docente em relação ao trabalho e como reage a ele; e encaminhado para todos os professores do curso de administração da pública (22 professores) e da particular (13 professores), obtendo uma amostra total de 24 participantes, sendo 16 participantes da pública e 8 da privada. Assim, espera-se que este estudo contribua para que as instituições e seus responsáveis repensem as condições ofertadas para seus docentes e atentem para a promoção de QVT através de ações efetivas.PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de Vida no Trabalho; Docentes; Instituições de Ensino SuperiorCEPEAD/FACE - UFMG2016-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/193110.21171/ges.v9i23.1931Management & Society Electronic Journal; Vol. 9 No. 23 (2015): Maio/Agosto; 961-976Gestão e Sociedade; v. 9 n. 23 (2015): Maio/Agosto; 961-9761980-575610.21171/ges.v9i23reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1931/1116Copyright (c) 2016 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Paulo César Diniz deMaduro, Márcia RibeiroZogahib, André LuizLima, Orlem Pinheiro deSilva, Luis Claudio de Jesus2016-12-28T16:12:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1931Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2016-12-28T16:12:56Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas. |
title |
Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas. |
spellingShingle |
Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas. Araújo, Paulo César Diniz de Qualidade de Vida no Trabalho Docentes Instituições de Ensino Superior – IES. |
title_short |
Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas. |
title_full |
Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas. |
title_fullStr |
Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas. |
title_full_unstemmed |
Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas. |
title_sort |
Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas. |
author |
Araújo, Paulo César Diniz de |
author_facet |
Araújo, Paulo César Diniz de Maduro, Márcia Ribeiro Zogahib, André Luiz Lima, Orlem Pinheiro de Silva, Luis Claudio de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Maduro, Márcia Ribeiro Zogahib, André Luiz Lima, Orlem Pinheiro de Silva, Luis Claudio de Jesus |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Paulo César Diniz de Maduro, Márcia Ribeiro Zogahib, André Luiz Lima, Orlem Pinheiro de Silva, Luis Claudio de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de Vida no Trabalho Docentes Instituições de Ensino Superior – IES. |
topic |
Qualidade de Vida no Trabalho Docentes Instituições de Ensino Superior – IES. |
description |
As transformações constantes ocorridas no mundo do trabalho estão afetando significativamente a sociedade, inclusive a categoria profissional de professores, sejam de instituições públicas quanto privadas. O presente artigo tem por objetivo contemplar o conteúdo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), realizando uma avaliação sobre a temática entre os docentes de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e outra privada, como um estudo empírico e preliminar no Estado do Amazonas. Buscou-se direcionar na fundamentação teórica a análise dos antecedentes, origens e evolução do movimento em torno da qualidade de vida no trabalho, pois desde os tempos clássicos da administração, é preocupação recorrente junto à comunidade científica; e muitos foram os passos percorridos para que fosse vista como a humanização do ambiente organizacional. A pesquisa foi descritiva, baseada no modelo Hackman e Oldham (1975) que partem do pressuposto de que a qualidade de vida no trabalho pode ser avaliada em função das dimensões da tarefa, do estado psicológico do trabalhador e dos seus resultados pessoais e no trabalho. Quanto aos meios, foi um estudo de caso apresentando a avaliação dos docentes sobre QVT de duas instituições de ensino superior pública e outra particular. Quanto à abordagem foi quantitativa, utilizando-se o Job Diagnostic Survey – JDS, questionário elaborado por Hackman e Oldham (1975). O JDS foi aplicado na versão reduzida, que constavam três secções, onde a primeira tinha 7 questões, e a segunda e a terceira com 14 questões cada uma, somando um total de 35 questões, adotando a escala Likert de 1 a 7. O questionário teve a função principal de verificar a percepção docente em relação ao trabalho e como reage a ele; e encaminhado para todos os professores do curso de administração da pública (22 professores) e da particular (13 professores), obtendo uma amostra total de 24 participantes, sendo 16 participantes da pública e 8 da privada. Assim, espera-se que este estudo contribua para que as instituições e seus responsáveis repensem as condições ofertadas para seus docentes e atentem para a promoção de QVT através de ações efetivas.PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de Vida no Trabalho; Docentes; Instituições de Ensino Superior |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1931 10.21171/ges.v9i23.1931 |
url |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1931 |
identifier_str_mv |
10.21171/ges.v9i23.1931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1931/1116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Gestão e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Gestão e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Management & Society Electronic Journal; Vol. 9 No. 23 (2015): Maio/Agosto; 961-976 Gestão e Sociedade; v. 9 n. 23 (2015): Maio/Agosto; 961-976 1980-5756 10.21171/ges.v9i23 reponame:Gestão e sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gestão e sociedade |
collection |
Gestão e sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com|| |
_version_ |
1797067419414429696 |