Avaliação sobre Qualidade de Vida no Trabalho entre os docentes de duas Instituições de Ensino Superior: uma realidade no Estado do Amazonas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Paulo César Diniz de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maduro, Márcia Ribeiro, Zogahib, André Luiz, Lima, Orlem Pinheiro de, Silva, Luis Claudio de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e sociedade
Texto Completo: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1931
Resumo: As transformações constantes ocorridas no mundo do trabalho estão afetando significativamente a sociedade, inclusive a categoria profissional de professores, sejam de instituições públicas quanto privadas. O presente artigo tem por objetivo contemplar o conteúdo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), realizando uma avaliação sobre a temática entre os docentes de duas instituições de ensino superior, sendo uma pública e outra privada, como um estudo empírico e preliminar no Estado do Amazonas. Buscou-se direcionar na fundamentação teórica a análise dos antecedentes, origens e evolução do movimento em torno da qualidade de vida no trabalho, pois desde os tempos clássicos da administração, é preocupação recorrente junto à comunidade científica; e muitos foram os passos percorridos para que fosse vista como a humanização do ambiente organizacional. A pesquisa foi descritiva, baseada no modelo Hackman e Oldham (1975) que partem do pressuposto de que a qualidade de vida no trabalho pode ser avaliada em função das dimensões da tarefa, do estado psicológico do trabalhador e dos seus resultados pessoais e no trabalho. Quanto aos meios, foi um estudo de caso apresentando a avaliação dos docentes sobre QVT de duas instituições de ensino superior pública e outra particular.  Quanto à abordagem foi quantitativa, utilizando-se o Job Diagnostic Survey – JDS, questionário elaborado por Hackman e Oldham (1975). O JDS foi aplicado na versão reduzida, que constavam três secções, onde a primeira tinha 7 questões, e a segunda e a terceira com 14 questões cada uma, somando um total de 35 questões, adotando a escala Likert de 1 a 7. O questionário teve a função principal de verificar a percepção docente em relação ao trabalho e como reage a ele; e encaminhado para todos os professores do curso de administração da pública (22 professores) e da particular (13 professores), obtendo uma amostra total de 24 participantes, sendo 16 participantes da pública e 8 da privada. Assim, espera-se que este estudo contribua para que as instituições e seus responsáveis repensem as condições ofertadas para seus docentes e atentem para a promoção de QVT através de ações efetivas.PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de Vida no Trabalho; Docentes; Instituições de Ensino Superior
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