O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100007 |
Resumo: | Este trabalho é parte de um estudo mais amplo, com o objetivo de investigar a história da alfabetização no Espírito Santo (1870 a 1920). Tem por finalidade analisar o método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas de Norman Calkins, traduzido por Rui Barbosa, e sua adoção no Espírito Santo por meio do Regulamento da Instrução Pública de 1882. Conclui que a adoção desse método se ancorava na ideia de que a reforma educacional, essencial para a renovação da sociedade e dos seres humanos, se faria pela mudança dos métodos e dos mestres. Defende, ainda, que a sua adoção foi essencial para ajudar a sustentar, no Espírito Santo, a crítica aos antigos métodos de soletração e ao método mútuo. |
id |
CEDES-1_c24e40b870ed0d1537d3486f5c454cc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302011000100007 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisasAlfabetizaçãoMétodo Lição de CoisasLeituraEscritaEste trabalho é parte de um estudo mais amplo, com o objetivo de investigar a história da alfabetização no Espírito Santo (1870 a 1920). Tem por finalidade analisar o método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas de Norman Calkins, traduzido por Rui Barbosa, e sua adoção no Espírito Santo por meio do Regulamento da Instrução Pública de 1882. Conclui que a adoção desse método se ancorava na ideia de que a reforma educacional, essencial para a renovação da sociedade e dos seres humanos, se faria pela mudança dos métodos e dos mestres. Defende, ainda, que a sua adoção foi essencial para ajudar a sustentar, no Espírito Santo, a crítica aos antigos métodos de soletração e ao método mútuo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100007Educação & Sociedade v.32 n.114 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000100007info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo,Cláudia Maria Mendespor2011-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000100007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-06-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas |
title |
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas |
spellingShingle |
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas Gontijo,Cláudia Maria Mendes Alfabetização Método Lição de Coisas Leitura Escrita |
title_short |
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas |
title_full |
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas |
title_fullStr |
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas |
title_full_unstemmed |
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas |
title_sort |
O método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas |
author |
Gontijo,Cláudia Maria Mendes |
author_facet |
Gontijo,Cláudia Maria Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo,Cláudia Maria Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Método Lição de Coisas Leitura Escrita |
topic |
Alfabetização Método Lição de Coisas Leitura Escrita |
description |
Este trabalho é parte de um estudo mais amplo, com o objetivo de investigar a história da alfabetização no Espírito Santo (1870 a 1920). Tem por finalidade analisar o método de ensino da leitura e da escrita concretizado no método lição de coisas de Norman Calkins, traduzido por Rui Barbosa, e sua adoção no Espírito Santo por meio do Regulamento da Instrução Pública de 1882. Conclui que a adoção desse método se ancorava na ideia de que a reforma educacional, essencial para a renovação da sociedade e dos seres humanos, se faria pela mudança dos métodos e dos mestres. Defende, ainda, que a sua adoção foi essencial para ajudar a sustentar, no Espírito Santo, a crítica aos antigos métodos de soletração e ao método mútuo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302011000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.32 n.114 2011 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554893664256 |