O currículo entre o relativismo e o universalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forquin,Jean-Claude
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400004
Resumo: O texto examina a questão do relativismo e do universalismo no currículo. Segundo o autor, os relativistas defendem o questionamento da validade do que se ensina. Já para os universalistas, há saberes "públicos" aos quais todos devem ter acesso e que apresentam valor independentemente de circunstâncias e interesses particulares. Após analisar as implicações pedagógicas das duas perspectivas, o autor advoga que escolas e professores ofereçam a cada aluno a possibilidade de compreender a multiplicidade das vozes que se falam no mundo como uma polifonia cristalina.
id CEDES-1_c30180bdb3db3106b23ea9c5eb09f4bb
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302000000400004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O currículo entre o relativismo e o universalismoCurrículoculturamulticulturalismorelativismouniversalismoO texto examina a questão do relativismo e do universalismo no currículo. Segundo o autor, os relativistas defendem o questionamento da validade do que se ensina. Já para os universalistas, há saberes "públicos" aos quais todos devem ter acesso e que apresentam valor independentemente de circunstâncias e interesses particulares. Após analisar as implicações pedagógicas das duas perspectivas, o autor advoga que escolas e professores ofereçam a cada aluno a possibilidade de compreender a multiplicidade das vozes que se falam no mundo como uma polifonia cristalina.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400004Educação & Sociedade v.21 n.73 2000reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302000000400004info:eu-repo/semantics/openAccessForquin,Jean-Claudepor2001-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302000000400004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-04-10T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo entre o relativismo e o universalismo
title O currículo entre o relativismo e o universalismo
spellingShingle O currículo entre o relativismo e o universalismo
Forquin,Jean-Claude
Currículo
cultura
multiculturalismo
relativismo
universalismo
title_short O currículo entre o relativismo e o universalismo
title_full O currículo entre o relativismo e o universalismo
title_fullStr O currículo entre o relativismo e o universalismo
title_full_unstemmed O currículo entre o relativismo e o universalismo
title_sort O currículo entre o relativismo e o universalismo
author Forquin,Jean-Claude
author_facet Forquin,Jean-Claude
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forquin,Jean-Claude
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
cultura
multiculturalismo
relativismo
universalismo
topic Currículo
cultura
multiculturalismo
relativismo
universalismo
description O texto examina a questão do relativismo e do universalismo no currículo. Segundo o autor, os relativistas defendem o questionamento da validade do que se ensina. Já para os universalistas, há saberes "públicos" aos quais todos devem ter acesso e que apresentam valor independentemente de circunstâncias e interesses particulares. Após analisar as implicações pedagógicas das duas perspectivas, o autor advoga que escolas e professores ofereçam a cada aluno a possibilidade de compreender a multiplicidade das vozes que se falam no mundo como uma polifonia cristalina.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302000000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.21 n.73 2000
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552735694848