Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Tomaz Tadeu da
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400005
Resumo: O texto discute a conferência do professor Jean-Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as "ciências" deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos "exatas" e mais "culturais", apareceriam como a expressão da relatividade epistemológica. Apresento, em contraposição, uma posição que vê ambos os "tipos" de conhecimento como construções sociais e culturais, sujeitos, igualmente, ao questionamento e à crítica.
id CEDES-1_eb53c80a253bfaf022ad148fb0f3dead
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302000000400005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude ForquinUniversalidaderelativismocurrículoculturamulticulturalismoO texto discute a conferência do professor Jean-Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as "ciências" deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos "exatas" e mais "culturais", apareceriam como a expressão da relatividade epistemológica. Apresento, em contraposição, uma posição que vê ambos os "tipos" de conhecimento como construções sociais e culturais, sujeitos, igualmente, ao questionamento e à crítica.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400005Educação & Sociedade v.21 n.73 2000reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302000000400005info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Tomaz Tadeu dapor2001-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302000000400005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-04-10T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin
title Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin
spellingShingle Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin
Silva,Tomaz Tadeu da
Universalidade
relativismo
currículo
cultura
multiculturalismo
title_short Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin
title_full Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin
title_fullStr Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin
title_full_unstemmed Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin
title_sort Currículo, universalismo e relativismo: uma discussão com Jean-Claude Forquin
author Silva,Tomaz Tadeu da
author_facet Silva,Tomaz Tadeu da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Tomaz Tadeu da
dc.subject.por.fl_str_mv Universalidade
relativismo
currículo
cultura
multiculturalismo
topic Universalidade
relativismo
currículo
cultura
multiculturalismo
description O texto discute a conferência do professor Jean-Claude Forquin, proferida em 17 de junho de 1997, por ocasião do seminário internacional comemorativo dos 25 anos dos cursos de pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Questiono, sobretudo, a argumentação desenvolvida pelo conferencista em favor de um currículo no qual as "ciências" deveriam figurar como a representação da universalidade do conhecimento, enquanto outras disciplinas, menos "exatas" e mais "culturais", apareceriam como a expressão da relatividade epistemológica. Apresento, em contraposição, uma posição que vê ambos os "tipos" de conhecimento como construções sociais e culturais, sujeitos, igualmente, ao questionamento e à crítica.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302000000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.21 n.73 2000
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552736743424