O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalbosco,Cláudio Almir
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400003
Resumo: O artigo reconstrói brevemente, em sua primeira parte, a situação de dependência histórica da pedagogia, primeiro em relação à filosofia e, depois, às ciências, para mostrar que um dos resultados de tal dependência é a incorporação, no universo do discurso pedagógico, daquela mesma tendência, presente de modo geral tanto no discurso filosófico como científico, de objetificação do ser humano por meio de sua epistemologização ou eticização. Na segunda parte, recorre ao pensamento heideggeriana de Ser e Tempo e sua crítica à metafísica clássica e à ciência moderna, com o intuito de abalizar um arsenal conceitual produtivo à pedagogia, para que ela possa repensar-se a si mesma. Em que pese todas as dificuldades teóricas intrínsecas ao projeto de extrair desdobramentos pedagógicos desta obra, o conceito de cuidado (Sorge) como tríplice dimensão articulada estruturalmente constitui o fio condutor deste arsenal.
id CEDES-1_c5258937883406a0dcb53f212665633f
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000400003
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogiaPedagogiaFilosofiaCiênciaAção pedagógicaSer-aí e cuidadoO artigo reconstrói brevemente, em sua primeira parte, a situação de dependência histórica da pedagogia, primeiro em relação à filosofia e, depois, às ciências, para mostrar que um dos resultados de tal dependência é a incorporação, no universo do discurso pedagógico, daquela mesma tendência, presente de modo geral tanto no discurso filosófico como científico, de objetificação do ser humano por meio de sua epistemologização ou eticização. Na segunda parte, recorre ao pensamento heideggeriana de Ser e Tempo e sua crítica à metafísica clássica e à ciência moderna, com o intuito de abalizar um arsenal conceitual produtivo à pedagogia, para que ela possa repensar-se a si mesma. Em que pese todas as dificuldades teóricas intrínsecas ao projeto de extrair desdobramentos pedagógicos desta obra, o conceito de cuidado (Sorge) como tríplice dimensão articulada estruturalmente constitui o fio condutor deste arsenal.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400003Educação & Sociedade v.27 n.97 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000400003info:eu-repo/semantics/openAccessDalbosco,Cláudio Almirpor2007-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000400003Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2007-03-05T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia
title O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia
spellingShingle O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia
Dalbosco,Cláudio Almir
Pedagogia
Filosofia
Ciência
Ação pedagógica
Ser-aí e cuidado
title_short O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia
title_full O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia
title_fullStr O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia
title_full_unstemmed O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia
title_sort O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia
author Dalbosco,Cláudio Almir
author_facet Dalbosco,Cláudio Almir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalbosco,Cláudio Almir
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Filosofia
Ciência
Ação pedagógica
Ser-aí e cuidado
topic Pedagogia
Filosofia
Ciência
Ação pedagógica
Ser-aí e cuidado
description O artigo reconstrói brevemente, em sua primeira parte, a situação de dependência histórica da pedagogia, primeiro em relação à filosofia e, depois, às ciências, para mostrar que um dos resultados de tal dependência é a incorporação, no universo do discurso pedagógico, daquela mesma tendência, presente de modo geral tanto no discurso filosófico como científico, de objetificação do ser humano por meio de sua epistemologização ou eticização. Na segunda parte, recorre ao pensamento heideggeriana de Ser e Tempo e sua crítica à metafísica clássica e à ciência moderna, com o intuito de abalizar um arsenal conceitual produtivo à pedagogia, para que ela possa repensar-se a si mesma. Em que pese todas as dificuldades teóricas intrínsecas ao projeto de extrair desdobramentos pedagógicos desta obra, o conceito de cuidado (Sorge) como tríplice dimensão articulada estruturalmente constitui o fio condutor deste arsenal.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.97 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554101989376