Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalbosco, Claudio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849
Resumo: O ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação serve-lhe de auto-esclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia torna-nos produtiva a própria idéia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica.
id UNICAMP-19_1cc800d7d3110ee38df594f70c42951c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/849
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógicaFilosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica.FilosofiaMaioridade pedagógicaO ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação serve-lhe de auto-esclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia torna-nos produtiva a própria idéia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/84910.20396/etd.v12i1.849ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-2231676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849/pdf_41Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalbosco, Claudio2017-09-22T11:23:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/849Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:48.275493ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
title Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
spellingShingle Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
Dalbosco, Claudio
Filosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica.
Filosofia
Maioridade pedagógica
title_short Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
title_full Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
title_fullStr Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
title_full_unstemmed Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
title_sort Foucault-Kant e a questão da Aufklärung como maioridade pedagógica
author Dalbosco, Claudio
author_facet Dalbosco, Claudio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalbosco, Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica.
Filosofia
Maioridade pedagógica
topic Filosofia. Atualidade. Maioridade pedagógica.
Filosofia
Maioridade pedagógica
description O ensaio reconstrói, em largos traços, a interpretação que Foucault faz da Aufklärung kantiana. Procura mostrar, por um lado, que tal interpretação serve-lhe de auto-esclarecimento filosófico, isto é, como certificação da noção de filosofia como pensamento da atualidade. Por outro, que esta noção de filosofia torna-nos produtiva a própria idéia de uma filosofia da educação baseada na Aufklärung como maioridade pedagógica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849
10.20396/etd.v12i1.849
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i1.849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/849/pdf_41
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 202-223
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651142004736