Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arroyo,Miguel G.
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300008
Resumo: Os ciclos não são mais uma proposta isolada de algumas escolas, a nova LDB os legitimou e estão sendo adotados por muitas redes escolares. Este texto se pergunta pelo tipo de profissional que está sendo formado nessa modalidade de organização do trabalho pedagógico. A reflexão está estruturada em duas partes. A primeira reflete sobre o caráter formador do repensar das concepções e práticas de formação que acontecem na implantação dos ciclos. A segunda parte reflete sobre as virtualidades formadoras de todo o processo de desconstrução de uma estrutura centrada nas Temporalidades ou Ciclos do Desenvolvimento Humano.
id CEDES-1_c536768d789ae147e470a7b1d4dd73e5
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301999000300008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadoresCiclosformação de professoresorganização escolareducação básicaOs ciclos não são mais uma proposta isolada de algumas escolas, a nova LDB os legitimou e estão sendo adotados por muitas redes escolares. Este texto se pergunta pelo tipo de profissional que está sendo formado nessa modalidade de organização do trabalho pedagógico. A reflexão está estruturada em duas partes. A primeira reflete sobre o caráter formador do repensar das concepções e práticas de formação que acontecem na implantação dos ciclos. A segunda parte reflete sobre as virtualidades formadoras de todo o processo de desconstrução de uma estrutura centrada nas Temporalidades ou Ciclos do Desenvolvimento Humano.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300008Educação & Sociedade v.20 n.68 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000300008info:eu-repo/semantics/openAccessArroyo,Miguel G.por2000-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000300008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores
title Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores
spellingShingle Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores
Arroyo,Miguel G.
Ciclos
formação de professores
organização escolar
educação básica
title_short Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores
title_full Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores
title_fullStr Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores
title_full_unstemmed Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores
title_sort Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores
author Arroyo,Miguel G.
author_facet Arroyo,Miguel G.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arroyo,Miguel G.
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclos
formação de professores
organização escolar
educação básica
topic Ciclos
formação de professores
organização escolar
educação básica
description Os ciclos não são mais uma proposta isolada de algumas escolas, a nova LDB os legitimou e estão sendo adotados por muitas redes escolares. Este texto se pergunta pelo tipo de profissional que está sendo formado nessa modalidade de organização do trabalho pedagógico. A reflexão está estruturada em duas partes. A primeira reflete sobre o caráter formador do repensar das concepções e práticas de formação que acontecem na implantação dos ciclos. A segunda parte reflete sobre as virtualidades formadoras de todo o processo de desconstrução de uma estrutura centrada nas Temporalidades ou Ciclos do Desenvolvimento Humano.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301999000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.20 n.68 1999
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552448385024