Prática educativa em educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : o jogo de justiça cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1230
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino, tem como objetivo demonstrar experiências vivenciadas no decorrer dos estágios efetuados na valência de Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. A observação, a planificação, o agir, a reflexão e a avaliação constituíram-se como etapas essenciais do desenvolvimento da prática profissional implicadas nos estágios desenvolvidos. Neste processo articulam-se diversos conceitos, teorias e estratégias interligadas à educação, à criança, à ação e a intencionalidade educativa, aliada ao desenvolvimento pessoal e profissional do docente no jardim-de-infância e no 1º ciclo do ensino básico. O presente relatório é de natureza qualitativa pois surge da necessidade de interpretar e compreender as ações nos contextos naturais articulada à educação. Intimamente associado aos métodos qualitativos surge o papel do professor-investigador, na medida em que o professor deve ser autocrítico e reflexivo acerca dos assuntos análogos à Educação. Em suma, considera-se que os estágios foram o início de uma longa etapa da vida profissional. Porém, na área da educação é fundamental nunca estagnar, procurando sempre estar em formação contínua. This report, performed under the Master degree of Education Pre-school and 1st Cycle of Education, aims to demonstrate experiences during the trainingship made in the valence of pre-school and 1st cycle of basic education. The observation, planning, process, reflection and evaluation constituted as essential steps in the development of professional practice contained in the stages involved. In this process articulate several concepts, theories and strategies linked to education, to the children, educational intentionality and action, connected with the personal and professional development of teachers in kindergarten and 1st cycle of basic education. This report is of qualitative nature because rises from the need to interpret and understand the actions articulated in natural contexts in education. Deeply associated with qualitative methods comes the role of teacher-researcher, in that the teacher must be self-critical and reflective about subjects analogous to Education.
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