Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz,Delcele Mascarenhas
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Santos,Jocélio Teles dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300005
Resumo: Este artigo analisa o impacto da implantação do sistema de cotas em uma universidade federal, a UFBA. Inicialmente, compara os resultados de duas pesquisas realizadas pelo DataFolha, em distintos momentos, para apontar a mudança ocorrida na percepção dos brasileiros sobre as relações raciais no país e, conseqüentemente, no debate sobre a questão. Num segundo momento, se detém no debate ocorrido na própria Instituição, no contexto da discussão sobre o sistema de cotas, para evidenciar os argumentos que aí emergiram. Examina os dados de desempenho dos estudantes nos vestibulares de 2005 e 2006, e também do seu desempenho durante o curso, nos dois primeiros semestres de 2005, comparando os cotistas e os não-cotistas, para argumentar em favor do sistema de cotas, evidenciando seu efeito para ampliar o acesso de estudantes negros oriundos do sistema público de ensino à Universidade.
id CEDES-1_c63093c28610974731be56183d2292da
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000300005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poderCotasEnsino superiorUniversidade Federal da BahiaEste artigo analisa o impacto da implantação do sistema de cotas em uma universidade federal, a UFBA. Inicialmente, compara os resultados de duas pesquisas realizadas pelo DataFolha, em distintos momentos, para apontar a mudança ocorrida na percepção dos brasileiros sobre as relações raciais no país e, conseqüentemente, no debate sobre a questão. Num segundo momento, se detém no debate ocorrido na própria Instituição, no contexto da discussão sobre o sistema de cotas, para evidenciar os argumentos que aí emergiram. Examina os dados de desempenho dos estudantes nos vestibulares de 2005 e 2006, e também do seu desempenho durante o curso, nos dois primeiros semestres de 2005, comparando os cotistas e os não-cotistas, para argumentar em favor do sistema de cotas, evidenciando seu efeito para ampliar o acesso de estudantes negros oriundos do sistema público de ensino à Universidade.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300005Educação & Sociedade v.27 n.96 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000300005info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Delcele MascarenhasSantos,Jocélio Teles dospor2006-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000300005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder
title Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder
spellingShingle Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder
Queiroz,Delcele Mascarenhas
Cotas
Ensino superior
Universidade Federal da Bahia
title_short Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder
title_full Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder
title_fullStr Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder
title_full_unstemmed Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder
title_sort Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder
author Queiroz,Delcele Mascarenhas
author_facet Queiroz,Delcele Mascarenhas
Santos,Jocélio Teles dos
author_role author
author2 Santos,Jocélio Teles dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz,Delcele Mascarenhas
Santos,Jocélio Teles dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cotas
Ensino superior
Universidade Federal da Bahia
topic Cotas
Ensino superior
Universidade Federal da Bahia
description Este artigo analisa o impacto da implantação do sistema de cotas em uma universidade federal, a UFBA. Inicialmente, compara os resultados de duas pesquisas realizadas pelo DataFolha, em distintos momentos, para apontar a mudança ocorrida na percepção dos brasileiros sobre as relações raciais no país e, conseqüentemente, no debate sobre a questão. Num segundo momento, se detém no debate ocorrido na própria Instituição, no contexto da discussão sobre o sistema de cotas, para evidenciar os argumentos que aí emergiram. Examina os dados de desempenho dos estudantes nos vestibulares de 2005 e 2006, e também do seu desempenho durante o curso, nos dois primeiros semestres de 2005, comparando os cotistas e os não-cotistas, para argumentar em favor do sistema de cotas, evidenciando seu efeito para ampliar o acesso de estudantes negros oriundos do sistema público de ensino à Universidade.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.96 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554078920704