Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300005 |
Resumo: | Este artigo analisa o impacto da implantação do sistema de cotas em uma universidade federal, a UFBA. Inicialmente, compara os resultados de duas pesquisas realizadas pelo DataFolha, em distintos momentos, para apontar a mudança ocorrida na percepção dos brasileiros sobre as relações raciais no país e, conseqüentemente, no debate sobre a questão. Num segundo momento, se detém no debate ocorrido na própria Instituição, no contexto da discussão sobre o sistema de cotas, para evidenciar os argumentos que aí emergiram. Examina os dados de desempenho dos estudantes nos vestibulares de 2005 e 2006, e também do seu desempenho durante o curso, nos dois primeiros semestres de 2005, comparando os cotistas e os não-cotistas, para argumentar em favor do sistema de cotas, evidenciando seu efeito para ampliar o acesso de estudantes negros oriundos do sistema público de ensino à Universidade. |
id |
CEDES-1_c63093c28610974731be56183d2292da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302006000300005 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poderCotasEnsino superiorUniversidade Federal da BahiaEste artigo analisa o impacto da implantação do sistema de cotas em uma universidade federal, a UFBA. Inicialmente, compara os resultados de duas pesquisas realizadas pelo DataFolha, em distintos momentos, para apontar a mudança ocorrida na percepção dos brasileiros sobre as relações raciais no país e, conseqüentemente, no debate sobre a questão. Num segundo momento, se detém no debate ocorrido na própria Instituição, no contexto da discussão sobre o sistema de cotas, para evidenciar os argumentos que aí emergiram. Examina os dados de desempenho dos estudantes nos vestibulares de 2005 e 2006, e também do seu desempenho durante o curso, nos dois primeiros semestres de 2005, comparando os cotistas e os não-cotistas, para argumentar em favor do sistema de cotas, evidenciando seu efeito para ampliar o acesso de estudantes negros oriundos do sistema público de ensino à Universidade.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300005Educação & Sociedade v.27 n.96 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000300005info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz,Delcele MascarenhasSantos,Jocélio Teles dospor2006-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000300005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-11T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder |
title |
Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder |
spellingShingle |
Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder Queiroz,Delcele Mascarenhas Cotas Ensino superior Universidade Federal da Bahia |
title_short |
Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder |
title_full |
Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder |
title_fullStr |
Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder |
title_full_unstemmed |
Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder |
title_sort |
Sistema de cotas: um debate. Dos dados à manutenção de privilégios e de poder |
author |
Queiroz,Delcele Mascarenhas |
author_facet |
Queiroz,Delcele Mascarenhas Santos,Jocélio Teles dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Jocélio Teles dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz,Delcele Mascarenhas Santos,Jocélio Teles dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotas Ensino superior Universidade Federal da Bahia |
topic |
Cotas Ensino superior Universidade Federal da Bahia |
description |
Este artigo analisa o impacto da implantação do sistema de cotas em uma universidade federal, a UFBA. Inicialmente, compara os resultados de duas pesquisas realizadas pelo DataFolha, em distintos momentos, para apontar a mudança ocorrida na percepção dos brasileiros sobre as relações raciais no país e, conseqüentemente, no debate sobre a questão. Num segundo momento, se detém no debate ocorrido na própria Instituição, no contexto da discussão sobre o sistema de cotas, para evidenciar os argumentos que aí emergiram. Examina os dados de desempenho dos estudantes nos vestibulares de 2005 e 2006, e também do seu desempenho durante o curso, nos dois primeiros semestres de 2005, comparando os cotistas e os não-cotistas, para argumentar em favor do sistema de cotas, evidenciando seu efeito para ampliar o acesso de estudantes negros oriundos do sistema público de ensino à Universidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302006000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.27 n.96 2006 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554078920704 |