MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100902 |
Resumo: | RESUMO Este artigo versa sobre a relação entre a obra de Rancière e os escritos de Jacotot, sobre os quais a primeira se debruça. Para Jacotot, observa-se que o ato de educar deve ser revestido pelo pressuposto da igualdade, o que constitui antes um postulado político do que uma orientação de caráter pedagógico. O educador inscreve-se em um programa de ação voltado para a criação de cenas de igualdade, mediante uma perspectiva educacional passível de ser fundada em um princípio universalizável. Procurar-se-á cotejar esse debate, não apenas com a literatura pedagógica contemporânea, mas também com a maneira pela qual os próprios contemporâneos interpretaram a experiência de Jacotot. |
id |
CEDES-1_c79f29cd6f2d81bcde603f0eb031e0c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302021000100902 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITALJacototRancièreEnsino universalEscola públicaFilosofia da educaçãoRESUMO Este artigo versa sobre a relação entre a obra de Rancière e os escritos de Jacotot, sobre os quais a primeira se debruça. Para Jacotot, observa-se que o ato de educar deve ser revestido pelo pressuposto da igualdade, o que constitui antes um postulado político do que uma orientação de caráter pedagógico. O educador inscreve-se em um programa de ação voltado para a criação de cenas de igualdade, mediante uma perspectiva educacional passível de ser fundada em um princípio universalizável. Procurar-se-á cotejar esse debate, não apenas com a literatura pedagógica contemporânea, mas também com a maneira pela qual os próprios contemporâneos interpretaram a experiência de Jacotot.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100902Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.250432info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,José Sérgio Fonseca deBoto,Carlotapor2021-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100902Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-08-12T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL |
title |
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL |
spellingShingle |
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL Carvalho,José Sérgio Fonseca de Jacotot Rancière Ensino universal Escola pública Filosofia da educação |
title_short |
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL |
title_full |
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL |
title_fullStr |
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL |
title_full_unstemmed |
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL |
title_sort |
MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL |
author |
Carvalho,José Sérgio Fonseca de |
author_facet |
Carvalho,José Sérgio Fonseca de Boto,Carlota |
author_role |
author |
author2 |
Boto,Carlota |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,José Sérgio Fonseca de Boto,Carlota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jacotot Rancière Ensino universal Escola pública Filosofia da educação |
topic |
Jacotot Rancière Ensino universal Escola pública Filosofia da educação |
description |
RESUMO Este artigo versa sobre a relação entre a obra de Rancière e os escritos de Jacotot, sobre os quais a primeira se debruça. Para Jacotot, observa-se que o ato de educar deve ser revestido pelo pressuposto da igualdade, o que constitui antes um postulado político do que uma orientação de caráter pedagógico. O educador inscreve-se em um programa de ação voltado para a criação de cenas de igualdade, mediante uma perspectiva educacional passível de ser fundada em um princípio universalizável. Procurar-se-á cotejar esse debate, não apenas com a literatura pedagógica contemporânea, mas também com a maneira pela qual os próprios contemporâneos interpretaram a experiência de Jacotot. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100902 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.250432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.42 2021 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557399760896 |