MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,José Sérgio Fonseca de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Boto,Carlota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100902
Resumo: RESUMO Este artigo versa sobre a relação entre a obra de Rancière e os escritos de Jacotot, sobre os quais a primeira se debruça. Para Jacotot, observa-se que o ato de educar deve ser revestido pelo pressuposto da igualdade, o que constitui antes um postulado político do que uma orientação de caráter pedagógico. O educador inscreve-se em um programa de ação voltado para a criação de cenas de igualdade, mediante uma perspectiva educacional passível de ser fundada em um princípio universalizável. Procurar-se-á cotejar esse debate, não apenas com a literatura pedagógica contemporânea, mas também com a maneira pela qual os próprios contemporâneos interpretaram a experiência de Jacotot.
id CEDES-1_c79f29cd6f2d81bcde603f0eb031e0c5
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302021000100902
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITALJacototRancièreEnsino universalEscola públicaFilosofia da educaçãoRESUMO Este artigo versa sobre a relação entre a obra de Rancière e os escritos de Jacotot, sobre os quais a primeira se debruça. Para Jacotot, observa-se que o ato de educar deve ser revestido pelo pressuposto da igualdade, o que constitui antes um postulado político do que uma orientação de caráter pedagógico. O educador inscreve-se em um programa de ação voltado para a criação de cenas de igualdade, mediante uma perspectiva educacional passível de ser fundada em um princípio universalizável. Procurar-se-á cotejar esse debate, não apenas com a literatura pedagógica contemporânea, mas também com a maneira pela qual os próprios contemporâneos interpretaram a experiência de Jacotot.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100902Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.250432info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,José Sérgio Fonseca deBoto,Carlotapor2021-08-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100902Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-08-12T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
title MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
spellingShingle MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
Carvalho,José Sérgio Fonseca de
Jacotot
Rancière
Ensino universal
Escola pública
Filosofia da educação
title_short MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
title_full MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
title_fullStr MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
title_full_unstemmed MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
title_sort MESTRES IGNORANTES E PROFESSORES EXPLICADORES EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE CULTURA DIGITAL
author Carvalho,José Sérgio Fonseca de
author_facet Carvalho,José Sérgio Fonseca de
Boto,Carlota
author_role author
author2 Boto,Carlota
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,José Sérgio Fonseca de
Boto,Carlota
dc.subject.por.fl_str_mv Jacotot
Rancière
Ensino universal
Escola pública
Filosofia da educação
topic Jacotot
Rancière
Ensino universal
Escola pública
Filosofia da educação
description RESUMO Este artigo versa sobre a relação entre a obra de Rancière e os escritos de Jacotot, sobre os quais a primeira se debruça. Para Jacotot, observa-se que o ato de educar deve ser revestido pelo pressuposto da igualdade, o que constitui antes um postulado político do que uma orientação de caráter pedagógico. O educador inscreve-se em um programa de ação voltado para a criação de cenas de igualdade, mediante uma perspectiva educacional passível de ser fundada em um princípio universalizável. Procurar-se-á cotejar esse debate, não apenas com a literatura pedagógica contemporânea, mas também com a maneira pela qual os próprios contemporâneos interpretaram a experiência de Jacotot.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100902
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.250432
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.42 2021
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557399760896