Herança e futuro do conceito de formação (Bildung)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100010 |
Resumo: | A pedagogia contemporânea questiona a relevância contínua dos ideais iluministas. Falta, porém, a este debate o recurso ao processo da secularização e sua influência forte na articulação desses ideais. O ensaio quer preencher essa lacuna. Ora, as tendências à onipotência, ao domínio do saber, ou ao recalque das imperfeições pessoais são expressões de um "complexo de Deus" (H.-E. Richter, 1979), o qual intima o homem moderno a ocupar o lugar do Deus considerado morto. Denunciando essas pistas, o autor pleiteia em favor de que se reconsidere o significado das diretrizes iluministas na educação, destacando a importância pedagógica de uma nova cultura de conflito, de uma postura autorreflexiva dos envolvidos à base de irritações produtivas, e de uma ética do reconhecimento. |
id |
CEDES-1_c7b3d8605fbd4f2148780ed354fcf233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302011000100010 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung)FormaçãoEducação contemporâneaIluminismoExperiênciaDiálogoA pedagogia contemporânea questiona a relevância contínua dos ideais iluministas. Falta, porém, a este debate o recurso ao processo da secularização e sua influência forte na articulação desses ideais. O ensaio quer preencher essa lacuna. Ora, as tendências à onipotência, ao domínio do saber, ou ao recalque das imperfeições pessoais são expressões de um "complexo de Deus" (H.-E. Richter, 1979), o qual intima o homem moderno a ocupar o lugar do Deus considerado morto. Denunciando essas pistas, o autor pleiteia em favor de que se reconsidere o significado das diretrizes iluministas na educação, destacando a importância pedagógica de uma nova cultura de conflito, de uma postura autorreflexiva dos envolvidos à base de irritações produtivas, e de uma ética do reconhecimento.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100010Educação & Sociedade v.32 n.114 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000100010info:eu-repo/semantics/openAccessFlickinger,Hans-Georgpor2011-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000100010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2011-05-12T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung) |
title |
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung) |
spellingShingle |
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung) Flickinger,Hans-Georg Formação Educação contemporânea Iluminismo Experiência Diálogo |
title_short |
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung) |
title_full |
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung) |
title_fullStr |
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung) |
title_full_unstemmed |
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung) |
title_sort |
Herança e futuro do conceito de formação (Bildung) |
author |
Flickinger,Hans-Georg |
author_facet |
Flickinger,Hans-Georg |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flickinger,Hans-Georg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Educação contemporânea Iluminismo Experiência Diálogo |
topic |
Formação Educação contemporânea Iluminismo Experiência Diálogo |
description |
A pedagogia contemporânea questiona a relevância contínua dos ideais iluministas. Falta, porém, a este debate o recurso ao processo da secularização e sua influência forte na articulação desses ideais. O ensaio quer preencher essa lacuna. Ora, as tendências à onipotência, ao domínio do saber, ou ao recalque das imperfeições pessoais são expressões de um "complexo de Deus" (H.-E. Richter, 1979), o qual intima o homem moderno a ocupar o lugar do Deus considerado morto. Denunciando essas pistas, o autor pleiteia em favor de que se reconsidere o significado das diretrizes iluministas na educação, destacando a importância pedagógica de uma nova cultura de conflito, de uma postura autorreflexiva dos envolvidos à base de irritações produtivas, e de uma ética do reconhecimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000100010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302011000100010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.32 n.114 2011 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554896809984 |