A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26016
Resumo: *Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Assistente do Curso de Filosofia e Colaborador no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?Resumo: Meu intuito neste artigo é saber se a Bildung, em seu matiz hegeliano, pode ser ainda uma proposta válida e fornecedora de valores capazes de viabilizar uma alternativa a problemas do âmbito educacional. Isso porque o ideal da Bildung em Hegel não deixa de ser marcado pela esperança de um progresso, de um aperfeiçoamento, que alguns descartam por não poder tomá-lo como algo efetível, realizável ou concretizável, além de estabelecer um necessitarismo formativo que constrange os indivíduos a um determinado tipo de formação. A partir de uma leitura pedagógica da obra hegeliana, almejo apresentar elementos que ainda tornam sua proposta formativa válida na contemporaneidade, rebatendo algumas críticas quanto a sua viabilidade.Palavras-chave: Bildung. Aperfeiçoamento. Reconhecimento. Educação contemporânea.A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?Abstract: My purpose in this article is to know if the Bildung in its Hegelian hue, can still be a valid tender and provider of values that are capable to enable an alternative to problems of the educational context. That's because the ideal of Bildung in Hegel does not let not be marked by the hope of a progress, an improvement that some cast off because they can not take it as something effective, achievable or realizable, besides to establish a formative need which constrains individuals a specific kind of training. From a pedagogical reading of Hegel's work I intend to introduce elements that still make his formative proposal valid in the con­temporary society, rebutting some criticism regarding its viability.Keywords: Bildung. Improvement. Acknowledgement. Contemporary education.Data de registro: 26/03/2014Data de aceite: 21/01/2015Referências:ARISTÓTELES. Metafísica - Livros I e II. São Paulo: Abril Cultural, 1974 (Coleção Os Pensadores).BARBOSA, R. A formação pela ciência: Schelling e a ideia de universidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.GADAMER, H.-G. Verdad y método. Salamanca: Sígueme, 1984.GUR-ZE'EV, I. A Bildung e a teoria crítica na era da educação pós-moderna. Linhas Críticas, Brasília, V. 12, n. 22, p. 5-22, jul./dez. 2006.HEGEL, G. W. F. Correpondance I - 1785-1812. Tradução de Jean Carrère. Paris: Gallimard, 1962._____. Fenomenologia do espírito. V. I. Tradução de Paulo Meneses com colaboração de Karl-Heinz Efken. Petrópolis: Vozes, 2001._____. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio III: filosofia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995._____. Rede zum Schuljahrabschluss am 14. September 1810. In: MOLDENHAUER,E.; MICHEL, K. M. (Org.). Hegel Werke in 20 Bänden - V. 4 - Nürnberger und Heidelberger Schriften: 1808-1917. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1996._____. Lições sobre a história da filosofia. Tradução Joaquim Nabuco. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Coleção Os Pensadores)._____. Filosofia do direito. Tradução de Paulo Meneses, et al. São Paulo: Edições Loyola, 2010.HOUAISS. A; VILLAR, M. de S; FRANCO, F. M. de. M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.HUIZINGA, J. Homo ludens. Tradução de Eugenio Imaz. Madrid: Alianza Editorial, 2007.LESSING, G. E. Escritos filosóficos y teológicos. Tradução Augustin Andreu Rodrigo. Madrid: Editora Nacional, 1982.QUINTALE NETO, F. Para uma interpretação do conceito de Bildungsroman.Pandemonium Germanicum, São Paulo, v. 8, n. 9, p. 185-205, Out. 2005.SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética: de Aristóteles a PauloFreire. São Paulo: Brasiliense, 1988._____. Hegel e a pedagogia. In: DALBOSCO, C.A.; FLICKINGER, H.G.(Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica.São Paulo / PassoFundo: Cortez / Ed. da Universidade de Passo Fundo, p.153-179, 2005.SPEIGHT, A. Hegel, Literature and the problem of agency. Cambridge:Cambridge University Press, 2001. https://doi.org/10.1017/CBO9780511612831SUAREZ, R. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, Belo Horizonte, n. 12, p. 191-198, Dez. 2005.VATTIMO, G. Da Nietzsche a Huntington, como evitare lo scontro de civiltà nella Babbel postmoderna: Solo l'estetica ci puó salvare. La Stampa, 31 de Ottobre 2001, p. 32. Disponível em: <http://www.archiviolastampa.it/component/option,com_lastampa/task,search/mod,libera/action,viewer/Itemid,3/page,32/articleid,0346_01_2001_0300_0032_3091573/anews,-true/>. Acesso em: 02 Dez. 2014. 
id UFU-2_41f36ebde4e44a89e28effa87418e046
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26016
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?Bildung. Aperfeiçoamento. Reconhecimento. Educação contemporânea.*Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Assistente do Curso de Filosofia e Colaborador no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?Resumo: Meu intuito neste artigo é saber se a Bildung, em seu matiz hegeliano, pode ser ainda uma proposta válida e fornecedora de valores capazes de viabilizar uma alternativa a problemas do âmbito educacional. Isso porque o ideal da Bildung em Hegel não deixa de ser marcado pela esperança de um progresso, de um aperfeiçoamento, que alguns descartam por não poder tomá-lo como algo efetível, realizável ou concretizável, além de estabelecer um necessitarismo formativo que constrange os indivíduos a um determinado tipo de formação. A partir de uma leitura pedagógica da obra hegeliana, almejo apresentar elementos que ainda tornam sua proposta formativa válida na contemporaneidade, rebatendo algumas críticas quanto a sua viabilidade.Palavras-chave: Bildung. Aperfeiçoamento. Reconhecimento. Educação contemporânea.A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?Abstract: My purpose in this article is to know if the Bildung in its Hegelian hue, can still be a valid tender and provider of values that are capable to enable an alternative to problems of the educational context. That's because the ideal of Bildung in Hegel does not let not be marked by the hope of a progress, an improvement that some cast off because they can not take it as something effective, achievable or realizable, besides to establish a formative need which constrains individuals a specific kind of training. From a pedagogical reading of Hegel's work I intend to introduce elements that still make his formative proposal valid in the con­temporary society, rebutting some criticism regarding its viability.Keywords: Bildung. Improvement. Acknowledgement. Contemporary education.Data de registro: 26/03/2014Data de aceite: 21/01/2015Referências:ARISTÓTELES. Metafísica - Livros I e II. São Paulo: Abril Cultural, 1974 (Coleção Os Pensadores).BARBOSA, R. A formação pela ciência: Schelling e a ideia de universidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.GADAMER, H.-G. Verdad y método. Salamanca: Sígueme, 1984.GUR-ZE'EV, I. A Bildung e a teoria crítica na era da educação pós-moderna. Linhas Críticas, Brasília, V. 12, n. 22, p. 5-22, jul./dez. 2006.HEGEL, G. W. F. Correpondance I - 1785-1812. Tradução de Jean Carrère. Paris: Gallimard, 1962._____. Fenomenologia do espírito. V. I. Tradução de Paulo Meneses com colaboração de Karl-Heinz Efken. Petrópolis: Vozes, 2001._____. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio III: filosofia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995._____. Rede zum Schuljahrabschluss am 14. September 1810. In: MOLDENHAUER,E.; MICHEL, K. M. (Org.). Hegel Werke in 20 Bänden - V. 4 - Nürnberger und Heidelberger Schriften: 1808-1917. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1996._____. Lições sobre a história da filosofia. Tradução Joaquim Nabuco. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Coleção Os Pensadores)._____. Filosofia do direito. Tradução de Paulo Meneses, et al. São Paulo: Edições Loyola, 2010.HOUAISS. A; VILLAR, M. de S; FRANCO, F. M. de. M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.HUIZINGA, J. Homo ludens. Tradução de Eugenio Imaz. Madrid: Alianza Editorial, 2007.LESSING, G. E. Escritos filosóficos y teológicos. Tradução Augustin Andreu Rodrigo. Madrid: Editora Nacional, 1982.QUINTALE NETO, F. Para uma interpretação do conceito de Bildungsroman.Pandemonium Germanicum, São Paulo, v. 8, n. 9, p. 185-205, Out. 2005.SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética: de Aristóteles a PauloFreire. São Paulo: Brasiliense, 1988._____. Hegel e a pedagogia. In: DALBOSCO, C.A.; FLICKINGER, H.G.(Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica.São Paulo / PassoFundo: Cortez / Ed. da Universidade de Passo Fundo, p.153-179, 2005.SPEIGHT, A. Hegel, Literature and the problem of agency. Cambridge:Cambridge University Press, 2001. https://doi.org/10.1017/CBO9780511612831SUAREZ, R. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, Belo Horizonte, n. 12, p. 191-198, Dez. 2005.VATTIMO, G. Da Nietzsche a Huntington, como evitare lo scontro de civiltà nella Babbel postmoderna: Solo l'estetica ci puó salvare. La Stampa, 31 de Ottobre 2001, p. 32. Disponível em: <http://www.archiviolastampa.it/component/option,com_lastampa/task,search/mod,libera/action,viewer/Itemid,3/page,32/articleid,0346_01_2001_0300_0032_3091573/anews,-true/>. Acesso em: 02 Dez. 2014. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2601610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p647a663Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 647-6631982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26016/18038Copyright (c) 2016 Marcos Fábio Alexandre Nicolauinfo:eu-repo/semantics/openAccessNicolau, Marcos Fábio Alexandre2021-03-30T16:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26016Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:36:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?
title A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?
spellingShingle A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?
Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
Bildung. Aperfeiçoamento. Reconhecimento. Educação contemporânea.
title_short A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?
title_full A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?
title_fullStr A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?
title_full_unstemmed A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?
title_sort A "bildung" hegeliana ainda nos é uma proposta possível?
author Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
author_facet Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolau, Marcos Fábio Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Bildung. Aperfeiçoamento. Reconhecimento. Educação contemporânea.
topic Bildung. Aperfeiçoamento. Reconhecimento. Educação contemporânea.
description *Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Assistente do Curso de Filosofia e Colaborador no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?Resumo: Meu intuito neste artigo é saber se a Bildung, em seu matiz hegeliano, pode ser ainda uma proposta válida e fornecedora de valores capazes de viabilizar uma alternativa a problemas do âmbito educacional. Isso porque o ideal da Bildung em Hegel não deixa de ser marcado pela esperança de um progresso, de um aperfeiçoamento, que alguns descartam por não poder tomá-lo como algo efetível, realizável ou concretizável, além de estabelecer um necessitarismo formativo que constrange os indivíduos a um determinado tipo de formação. A partir de uma leitura pedagógica da obra hegeliana, almejo apresentar elementos que ainda tornam sua proposta formativa válida na contemporaneidade, rebatendo algumas críticas quanto a sua viabilidade.Palavras-chave: Bildung. Aperfeiçoamento. Reconhecimento. Educação contemporânea.A bildung hegeliana ainda nos é uma proposta possível?Abstract: My purpose in this article is to know if the Bildung in its Hegelian hue, can still be a valid tender and provider of values that are capable to enable an alternative to problems of the educational context. That's because the ideal of Bildung in Hegel does not let not be marked by the hope of a progress, an improvement that some cast off because they can not take it as something effective, achievable or realizable, besides to establish a formative need which constrains individuals a specific kind of training. From a pedagogical reading of Hegel's work I intend to introduce elements that still make his formative proposal valid in the con­temporary society, rebutting some criticism regarding its viability.Keywords: Bildung. Improvement. Acknowledgement. Contemporary education.Data de registro: 26/03/2014Data de aceite: 21/01/2015Referências:ARISTÓTELES. Metafísica - Livros I e II. São Paulo: Abril Cultural, 1974 (Coleção Os Pensadores).BARBOSA, R. A formação pela ciência: Schelling e a ideia de universidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.GADAMER, H.-G. Verdad y método. Salamanca: Sígueme, 1984.GUR-ZE'EV, I. A Bildung e a teoria crítica na era da educação pós-moderna. Linhas Críticas, Brasília, V. 12, n. 22, p. 5-22, jul./dez. 2006.HEGEL, G. W. F. Correpondance I - 1785-1812. Tradução de Jean Carrère. Paris: Gallimard, 1962._____. Fenomenologia do espírito. V. I. Tradução de Paulo Meneses com colaboração de Karl-Heinz Efken. Petrópolis: Vozes, 2001._____. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio III: filosofia do Espírito. Tradução de Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995._____. Rede zum Schuljahrabschluss am 14. September 1810. In: MOLDENHAUER,E.; MICHEL, K. M. (Org.). Hegel Werke in 20 Bänden - V. 4 - Nürnberger und Heidelberger Schriften: 1808-1917. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1996._____. Lições sobre a história da filosofia. Tradução Joaquim Nabuco. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Coleção Os Pensadores)._____. Filosofia do direito. Tradução de Paulo Meneses, et al. São Paulo: Edições Loyola, 2010.HOUAISS. A; VILLAR, M. de S; FRANCO, F. M. de. M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.HUIZINGA, J. Homo ludens. Tradução de Eugenio Imaz. Madrid: Alianza Editorial, 2007.LESSING, G. E. Escritos filosóficos y teológicos. Tradução Augustin Andreu Rodrigo. Madrid: Editora Nacional, 1982.QUINTALE NETO, F. Para uma interpretação do conceito de Bildungsroman.Pandemonium Germanicum, São Paulo, v. 8, n. 9, p. 185-205, Out. 2005.SCHMIED-KOWARZIK, W. Pedagogia dialética: de Aristóteles a PauloFreire. São Paulo: Brasiliense, 1988._____. Hegel e a pedagogia. In: DALBOSCO, C.A.; FLICKINGER, H.G.(Org.). Educação e maioridade: dimensões da racionalidade pedagógica.São Paulo / PassoFundo: Cortez / Ed. da Universidade de Passo Fundo, p.153-179, 2005.SPEIGHT, A. Hegel, Literature and the problem of agency. Cambridge:Cambridge University Press, 2001. https://doi.org/10.1017/CBO9780511612831SUAREZ, R. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, Belo Horizonte, n. 12, p. 191-198, Dez. 2005.VATTIMO, G. Da Nietzsche a Huntington, como evitare lo scontro de civiltà nella Babbel postmoderna: Solo l'estetica ci puó salvare. La Stampa, 31 de Ottobre 2001, p. 32. Disponível em: <http://www.archiviolastampa.it/component/option,com_lastampa/task,search/mod,libera/action,viewer/Itemid,3/page,32/articleid,0346_01_2001_0300_0032_3091573/anews,-true/>. Acesso em: 02 Dez. 2014. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26016
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p647a663
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26016
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p647a663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26016/18038
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Marcos Fábio Alexandre Nicolau
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Marcos Fábio Alexandre Nicolau
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 647-663
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355381786836992