De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes,Pedro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100007
Resumo: O artigo desenvolve uma abordagem biográfica dos processos de socialização, equacionando teorias clássicas e recentes das ciências sociais, à luz da análise de 53 autobiografias de trabalhadores portugueses, produzidas no quadro de um programa inovador de educação de adultos. Depois da discussão teórica e metodológica, em diálogo com avanços recentes no campo das neurociências, defende-se uma noção de socialização em três níveis distintos, ainda que articulados: emocional, prático e reflexivo.
id CEDES-1_cc9d26a2f7ca0c394b3eb6f5e7cda8b6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000100007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografiasSocializaçãoMétodo biográficoEmoçõesPráticasReflexividadeO artigo desenvolve uma abordagem biográfica dos processos de socialização, equacionando teorias clássicas e recentes das ciências sociais, à luz da análise de 53 autobiografias de trabalhadores portugueses, produzidas no quadro de um programa inovador de educação de adultos. Depois da discussão teórica e metodológica, em diálogo com avanços recentes no campo das neurociências, defende-se uma noção de socialização em três níveis distintos, ainda que articulados: emocional, prático e reflexivo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100007Educação & Sociedade v.35 n.126 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302014000100007info:eu-repo/semantics/openAccessAbrantes,Pedropor2014-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000100007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-05-09T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
title De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
spellingShingle De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
Abrantes,Pedro
Socialização
Método biográfico
Emoções
Práticas
Reflexividade
title_short De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
title_full De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
title_fullStr De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
title_full_unstemmed De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
title_sort De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
author Abrantes,Pedro
author_facet Abrantes,Pedro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes,Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Método biográfico
Emoções
Práticas
Reflexividade
topic Socialização
Método biográfico
Emoções
Práticas
Reflexividade
description O artigo desenvolve uma abordagem biográfica dos processos de socialização, equacionando teorias clássicas e recentes das ciências sociais, à luz da análise de 53 autobiografias de trabalhadores portugueses, produzidas no quadro de um programa inovador de educação de adultos. Depois da discussão teórica e metodológica, em diálogo com avanços recentes no campo das neurociências, defende-se uma noção de socialização em três níveis distintos, ainda que articulados: emocional, prático e reflexivo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302014000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.126 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555586772992