De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografias
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11201 |
Resumo: | O artigo desenvolve uma abordagem biográfica dos processos de socialização, equacionando teorias clássicas e recentes das ciências sociais, à luz da análise de 53 autobiografias de trabalhadores portugueses, produzidas no quadro de um programa inovador de educação de adultos. Depois da discussão teórica e metodológica, em diálogo com avanços recentes no campo das neurociências, defende-se uma noção de socialização em três níveis distintos, ainda que articulados: emocional, prático e reflexivo. |
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De como escrevemos a vida e a vida se inscreve em nós: um estudo da socialização através da análise de autobiografiasOn how we write life and life is inscribed in us: a study of socialization through the analysis of autobiographiesSocializaçãoMétodo biográficoEmoçõesPráticasReflexividadeSocializationBiographical methodEmotionsPracticesReflectivityODS::10:Reduzir as DesigualdadesO artigo desenvolve uma abordagem biográfica dos processos de socialização, equacionando teorias clássicas e recentes das ciências sociais, à luz da análise de 53 autobiografias de trabalhadores portugueses, produzidas no quadro de um programa inovador de educação de adultos. Depois da discussão teórica e metodológica, em diálogo com avanços recentes no campo das neurociências, defende-se uma noção de socialização em três níveis distintos, ainda que articulados: emocional, prático e reflexivo.A biographical perspective on socialization processes is developed in this paper, discussing classic and recent theories in the Social Sciences, in the light of an analysis of 53 Portuguese workers’ autobiographies, carried out under an innovative adult education program. After a theoretical and methodological discussion, in dialogue with recent advances in neuroscience, a concept of socialization is sketched, which is organized in three distinct – although articulated – levels: emotional, practical and refl ectiveRepositório AbertoAbrantes, Pedro2021-10-04T12:57:02Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11201por10.1590/S0101-73302014000100007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:14Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:38.939571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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