Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques,Carlos Alberto
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Pereira,Júlio Emílio Diniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200010
Resumo: Este artigo analisa as atuais políticas governamentais para a educação brasileira e suas implicações no campo político e pedagógico da formação docente. São apresentados alguns dados estatísticos gerais sobre o ensino superior brasileiro e sobre as licenciaturas, buscando relacioná-los às metas governamentais e às orientações das agências internacionais de fomento, particularmente do Banco Mundial. Por fim, os fóruns das licenciaturas das universidades brasileiras são apresentados como uma estratégia para construção de alternativas para a formação inicial de professores.
id CEDES-1_ccd9108e88139195b66fdf23539d2c1b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302002000200010
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professoresPolítica educacionalFormação docenteLicenciaturasEste artigo analisa as atuais políticas governamentais para a educação brasileira e suas implicações no campo político e pedagógico da formação docente. São apresentados alguns dados estatísticos gerais sobre o ensino superior brasileiro e sobre as licenciaturas, buscando relacioná-los às metas governamentais e às orientações das agências internacionais de fomento, particularmente do Banco Mundial. Por fim, os fóruns das licenciaturas das universidades brasileiras são apresentados como uma estratégia para construção de alternativas para a formação inicial de professores.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200010Educação & Sociedade v.23 n.78 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002000200010info:eu-repo/semantics/openAccessMarques,Carlos AlbertoPereira,Júlio Emílio Dinizpor2006-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002000200010Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores
title Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores
spellingShingle Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores
Marques,Carlos Alberto
Política educacional
Formação docente
Licenciaturas
title_short Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores
title_full Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores
title_fullStr Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores
title_sort Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores
author Marques,Carlos Alberto
author_facet Marques,Carlos Alberto
Pereira,Júlio Emílio Diniz
author_role author
author2 Pereira,Júlio Emílio Diniz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques,Carlos Alberto
Pereira,Júlio Emílio Diniz
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Formação docente
Licenciaturas
topic Política educacional
Formação docente
Licenciaturas
description Este artigo analisa as atuais políticas governamentais para a educação brasileira e suas implicações no campo político e pedagógico da formação docente. São apresentados alguns dados estatísticos gerais sobre o ensino superior brasileiro e sobre as licenciaturas, buscando relacioná-los às metas governamentais e às orientações das agências internacionais de fomento, particularmente do Banco Mundial. Por fim, os fóruns das licenciaturas das universidades brasileiras são apresentados como uma estratégia para construção de alternativas para a formação inicial de professores.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302002000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.23 n.78 2002
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553049219072