A nova gestão pública na Inglaterra: a permanente instabilidade da reforma neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hall,David
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gunter,Helen M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000300743
Resumo: RESUMO: A reforma da educação na Inglaterra tem sido intimamente associada a um programa mais amplo da nova gestão pública, centrado na reforma dos serviços públicos. Este artigo analisa as características deste programa de reformas inspirado na NGP, tendo em vista que o sistema educacional inglês se deslocou de uma forma cívica e de proteção social ("cívico-welfarista") para um modo em que o neoliberalismo despontou em ascendência. Atenção particular é dada tanto aos aspectos centralizadores da reforma, em que tem havido um acentuado aumento na intervenção do governo central na educação, quanto aos aspectos descentralizadores da reforma, incluindo a criação de escolas como unidades de negócios e a mercantilização da educação em termos mais gerais. As origens das reformas estão situadas em uma construção discursiva de uma crise educacional, inspirada na Nova Direita, que encontrou posterior expressão em uma série de alterações na legislação que emergiram de e cimentaram um consenso educacional trans-político-partidário que já perdura por mais de trinta anos neste contexto. Este artigo examina os efeitos dessas reformas da NGP na educação na Inglaterra, e as continuidades e descontinuidades entre as diferentes administrações políticas, considerando que a Inglaterra passou por sucessivas ondas de reformas até chegarmos a um período pós-NGP. Concluímos que a permanente instabilidade do sistema educacional inglês pode ser identificado nas tensões que atingem o próprio âmago do processo da NGP, de formas que, antecipamos, continuarão a perturbar um setor rapidamente privatizador.
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