O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000300671 |
Resumo: | RESUMO: O artigo problematiza o engajamento da sociologia brasileira com audiências não acadêmicas, sinalizando o papel estratégico que o ensino escolar desempenha na construção das dimensões públicas dessa área do saber. Desse modo, a secundarização dos conhecimentos sociológicos e as preocupações intelectuais com a sua divulgação são analisadas ao longo do texto, em meio às disputas e tensões enfrentadas durante o retorno da disciplina aos currículos da educação básica. |
id |
CEDES-1_d813193c2137ce185a45ab8de5599e2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302018000300671 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOSSociologiaSociologia PúblicaEducação BásicaEnsinoCurrículoRESUMO: O artigo problematiza o engajamento da sociologia brasileira com audiências não acadêmicas, sinalizando o papel estratégico que o ensino escolar desempenha na construção das dimensões públicas dessa área do saber. Desse modo, a secundarização dos conhecimentos sociológicos e as preocupações intelectuais com a sua divulgação são analisadas ao longo do texto, em meio às disputas e tensões enfrentadas durante o retorno da disciplina aos currículos da educação básica.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000300671Educação & Sociedade v.39 n.144 2018reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302018186181info:eu-repo/semantics/openAccessCarniel,FagnerBueno,Zuleika de Paulapor2018-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302018000300671Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2018-10-30T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOS |
title |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOS |
spellingShingle |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOS Carniel,Fagner Sociologia Sociologia Pública Educação Básica Ensino Currículo |
title_short |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOS |
title_full |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOS |
title_fullStr |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOS |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOS |
title_sort |
O ENSINO DE SOCIOLOGIA E OS SEUS PÚBLICOS |
author |
Carniel,Fagner |
author_facet |
Carniel,Fagner Bueno,Zuleika de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Bueno,Zuleika de Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carniel,Fagner Bueno,Zuleika de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Sociologia Pública Educação Básica Ensino Currículo |
topic |
Sociologia Sociologia Pública Educação Básica Ensino Currículo |
description |
RESUMO: O artigo problematiza o engajamento da sociologia brasileira com audiências não acadêmicas, sinalizando o papel estratégico que o ensino escolar desempenha na construção das dimensões públicas dessa área do saber. Desse modo, a secundarização dos conhecimentos sociológicos e as preocupações intelectuais com a sua divulgação são analisadas ao longo do texto, em meio às disputas e tensões enfrentadas durante o retorno da disciplina aos currículos da educação básica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000300671 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302018000300671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es0101-73302018186181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.39 n.144 2018 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122556964601856 |