O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123797 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_3060bcedcaea573fae60a8630ed21fbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123797 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógicoEnsino de SociologiaCurrículoEducação SuperiorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este estudo teve como objetivo investigar o ensino de Sociologia nos outros cursos de graduação da UFSC, quais sejam: Biblioteconomia, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Economia, Administração, Serviço Social, Design e Jornalismo; e teve como objetivo geral analisar as potencialidades educativas e as limitações no ensino desta disciplina no que se refere à formação acadêmico-profissional. Para embasar tal pesquisa, fez-se um levantamento bibliográfico de trabalhos que problematizam os objetivos pedagógicos da disciplina de Sociologia; a formação em diversos cursos do ensino superior, sobretudo quanto à presença das Ciências Sociais nos currículos; e a política curricular para a educação superior. Como pesquisa documental, analisaram-se alguns documentos oficiais, tais como o projeto pedagógico institucional da UFSC e seu estatuto, as diretrizes curriculares nacionais do MEC para alguns cursos e seus respectivos projetos pedagógicos, com especial atenção à matriz curricular, o perfil do egresso e as ementas das disciplinas de Sociologia. Como pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Sociologia que ministram/ministraram aulas nesses cursos e também com os coordenadores dos cursos que demandam a disciplina de Sociologia do departamento de Sociologia e Ciência Política (SPO). Devido à incipiência de reflexões acadêmicas em torno desse objeto específico de análise, pretende-se, portanto, não só contribuir com um panorama sobre a prática de ensino de Sociologia na formação profissional (em outros cursos) na UFSC, mas também apreender as expectativas institucionais materializadas nos documentos listados, bem como trazer a luz às percepções de professores e coordenadores sobretudo quanto a importância da Sociologia na formação profissional. Admitidas as potencialidades próprias da disciplina de Sociologia, de estimular os alunos para a capacidade reflexiva, contribuindo para a construção de um pensamento crítico e um saber relacional, isto é, atuando para uma formação mais humanista, percebeu-se que suas potencialidades educativas são defendidas como fundamentais na formação acadêmico-profissional; entretanto, suas possibilidades pedagógicas enfrentam vários obstáculos, que vão desde condições estruturais e institucionais desfavoráveis, àqueles que se apresentam dentro da sala de aula, no próprio processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Currículo. EducaçãoBrunetta, Antonio AlbertoDantas, Jéferson SilveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaAMARAL, LETÍCIA HUMMEL DO2014-08-20T18:11:20Z2014-08-20T18:11:20Z2014-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis148 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123797porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T14:43:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123797Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-06T14:43:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico |
title |
O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico |
spellingShingle |
O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico AMARAL, LETÍCIA HUMMEL DO Ensino de Sociologia Currículo Educação Superior |
title_short |
O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico |
title_full |
O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico |
title_fullStr |
O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico |
title_full_unstemmed |
O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico |
title_sort |
O ensino de sociologia nos cursos de graduação da UFSC: uma contribuição ao debate sociológico e pedagógico |
author |
AMARAL, LETÍCIA HUMMEL DO |
author_facet |
AMARAL, LETÍCIA HUMMEL DO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brunetta, Antonio Alberto Dantas, Jéferson Silveira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMARAL, LETÍCIA HUMMEL DO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Currículo Educação Superior |
topic |
Ensino de Sociologia Currículo Educação Superior |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-20T18:11:20Z 2014-08-20T18:11:20Z 2014-08-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123797 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
148 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652411993063424 |