Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100003 |
Resumo: | Este estudo destaca elementos que indicam a possibilidade de ruptura da lógica da reprodução na trajetória escolar de alunos, cujas famílias pertencem a estratos médio-baixos e baixos da sociedade, residentes em bairros da periferia da Grande Vitória (ES). As evidências colhidas em entrevistas com familiares de tais alunos conjugadas a resultados de pesquisa de campo realizada na Escola Técnica Federal local, permitem enunciar que suas estratégias de investimento educacional se constróem aos poucos, pelo cultivo familiar dos pendores individuais inicialmente e, a seguir, segundo as possibilidades surgidas em um novo espaço de relações, que transcende as expectativas construídas no estrito círculo da família. Sugere-se, para a compreensão de tais processos, que, alternativamente ao conceito de habitus, proposto por Bourdieu, se considere o reconhecimento de uma articulação entre transação biográfica e transação relacional, segundo a fórmula utilizada por Dubar. |
id |
CEDES-1_da948d8d147b01534a942ce8be75fdb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73301998000100003 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classeReproduçãotransação biográfica-relacionalinvestimento familiar-educacionalmobilidade estrutural-circularEste estudo destaca elementos que indicam a possibilidade de ruptura da lógica da reprodução na trajetória escolar de alunos, cujas famílias pertencem a estratos médio-baixos e baixos da sociedade, residentes em bairros da periferia da Grande Vitória (ES). As evidências colhidas em entrevistas com familiares de tais alunos conjugadas a resultados de pesquisa de campo realizada na Escola Técnica Federal local, permitem enunciar que suas estratégias de investimento educacional se constróem aos poucos, pelo cultivo familiar dos pendores individuais inicialmente e, a seguir, segundo as possibilidades surgidas em um novo espaço de relações, que transcende as expectativas construídas no estrito círculo da família. Sugere-se, para a compreensão de tais processos, que, alternativamente ao conceito de habitus, proposto por Bourdieu, se considere o reconhecimento de uma articulação entre transação biográfica e transação relacional, segundo a fórmula utilizada por Dubar.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100003Educação & Sociedade v.19 n.62 1998reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301998000100003info:eu-repo/semantics/openAccessD'Ávila,José Luis Piôtopor1999-04-22T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301998000100003Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:1999-04-22T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classe |
title |
Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classe |
spellingShingle |
Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classe D'Ávila,José Luis Piôto Reprodução transação biográfica-relacional investimento familiar-educacional mobilidade estrutural-circular |
title_short |
Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classe |
title_full |
Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classe |
title_fullStr |
Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classe |
title_full_unstemmed |
Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classe |
title_sort |
Trajetória escolar: Investimento familiar e determinação de classe |
author |
D'Ávila,José Luis Piôto |
author_facet |
D'Ávila,José Luis Piôto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Ávila,José Luis Piôto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reprodução transação biográfica-relacional investimento familiar-educacional mobilidade estrutural-circular |
topic |
Reprodução transação biográfica-relacional investimento familiar-educacional mobilidade estrutural-circular |
description |
Este estudo destaca elementos que indicam a possibilidade de ruptura da lógica da reprodução na trajetória escolar de alunos, cujas famílias pertencem a estratos médio-baixos e baixos da sociedade, residentes em bairros da periferia da Grande Vitória (ES). As evidências colhidas em entrevistas com familiares de tais alunos conjugadas a resultados de pesquisa de campo realizada na Escola Técnica Federal local, permitem enunciar que suas estratégias de investimento educacional se constróem aos poucos, pelo cultivo familiar dos pendores individuais inicialmente e, a seguir, segundo as possibilidades surgidas em um novo espaço de relações, que transcende as expectativas construídas no estrito círculo da família. Sugere-se, para a compreensão de tais processos, que, alternativamente ao conceito de habitus, proposto por Bourdieu, se considere o reconhecimento de uma articulação entre transação biográfica e transação relacional, segundo a fórmula utilizada por Dubar. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73301998000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.19 n.62 1998 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552394907648 |