Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100006 |
Resumo: | Neste artigo, procuramos apresentar as concepções de letramento que servem de base para a construção das provas de duas avaliações em larga escala, a saber, o SAEB 1999 e o PISA 2000. Apresentamos também um panorama geral do SAEB e do PISA e das habilidades de leitura avaliadas em cada um deles. Realizamos uma comparação dessas habilidades buscando evidenciar a noção de letramento adotada pelo SAEB e pelo PISA e discutimos algumas das possíveis implicações da avaliação do letramento para a escola básica. |
id |
CEDES-1_dc2aa9d3437b230bb2d424d8a20c9bf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302002008100006 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISALetramentoAvaliaçãoLeituraNeste artigo, procuramos apresentar as concepções de letramento que servem de base para a construção das provas de duas avaliações em larga escala, a saber, o SAEB 1999 e o PISA 2000. Apresentamos também um panorama geral do SAEB e do PISA e das habilidades de leitura avaliadas em cada um deles. Realizamos uma comparação dessas habilidades buscando evidenciar a noção de letramento adotada pelo SAEB e pelo PISA e discutimos algumas das possíveis implicações da avaliação do letramento para a escola básica.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100006Educação & Sociedade v.23 n.81 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002008100006info:eu-repo/semantics/openAccessBonamino,AliciaCoscarelli,CarlaFranco,Cresopor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002008100006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-11-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA |
title |
Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA |
spellingShingle |
Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA Bonamino,Alicia Letramento Avaliação Leitura |
title_short |
Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA |
title_full |
Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA |
title_fullStr |
Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA |
title_full_unstemmed |
Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA |
title_sort |
Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA |
author |
Bonamino,Alicia |
author_facet |
Bonamino,Alicia Coscarelli,Carla Franco,Creso |
author_role |
author |
author2 |
Coscarelli,Carla Franco,Creso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonamino,Alicia Coscarelli,Carla Franco,Creso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Avaliação Leitura |
topic |
Letramento Avaliação Leitura |
description |
Neste artigo, procuramos apresentar as concepções de letramento que servem de base para a construção das provas de duas avaliações em larga escala, a saber, o SAEB 1999 e o PISA 2000. Apresentamos também um panorama geral do SAEB e do PISA e das habilidades de leitura avaliadas em cada um deles. Realizamos uma comparação dessas habilidades buscando evidenciar a noção de letramento adotada pelo SAEB e pelo PISA e discutimos algumas das possíveis implicações da avaliação do letramento para a escola básica. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302002008100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.23 n.81 2002 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553093259264 |