Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonamino,Alicia
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Coscarelli,Carla, Franco,Creso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100006
Resumo: Neste artigo, procuramos apresentar as concepções de letramento que servem de base para a construção das provas de duas avaliações em larga escala, a saber, o SAEB 1999 e o PISA 2000. Apresentamos também um panorama geral do SAEB e do PISA e das habilidades de leitura avaliadas em cada um deles. Realizamos uma comparação dessas habilidades buscando evidenciar a noção de letramento adotada pelo SAEB e pelo PISA e discutimos algumas das possíveis implicações da avaliação do letramento para a escola básica.
id CEDES-1_dc2aa9d3437b230bb2d424d8a20c9bf3
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302002008100006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISALetramentoAvaliaçãoLeituraNeste artigo, procuramos apresentar as concepções de letramento que servem de base para a construção das provas de duas avaliações em larga escala, a saber, o SAEB 1999 e o PISA 2000. Apresentamos também um panorama geral do SAEB e do PISA e das habilidades de leitura avaliadas em cada um deles. Realizamos uma comparação dessas habilidades buscando evidenciar a noção de letramento adotada pelo SAEB e pelo PISA e discutimos algumas das possíveis implicações da avaliação do letramento para a escola básica.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100006Educação & Sociedade v.23 n.81 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002008100006info:eu-repo/semantics/openAccessBonamino,AliciaCoscarelli,CarlaFranco,Cresopor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002008100006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-11-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
title Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
spellingShingle Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
Bonamino,Alicia
Letramento
Avaliação
Leitura
title_short Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
title_full Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
title_fullStr Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
title_full_unstemmed Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
title_sort Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA
author Bonamino,Alicia
author_facet Bonamino,Alicia
Coscarelli,Carla
Franco,Creso
author_role author
author2 Coscarelli,Carla
Franco,Creso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonamino,Alicia
Coscarelli,Carla
Franco,Creso
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Avaliação
Leitura
topic Letramento
Avaliação
Leitura
description Neste artigo, procuramos apresentar as concepções de letramento que servem de base para a construção das provas de duas avaliações em larga escala, a saber, o SAEB 1999 e o PISA 2000. Apresentamos também um panorama geral do SAEB e do PISA e das habilidades de leitura avaliadas em cada um deles. Realizamos uma comparação dessas habilidades buscando evidenciar a noção de letramento adotada pelo SAEB e pelo PISA e discutimos algumas das possíveis implicações da avaliação do letramento para a escola básica.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302002008100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.23 n.81 2002
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553093259264