Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferretti,Celso João
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000100006
Resumo: Esta é uma análise da nova proposta governamental para a estrutura de ensino do Ensino Médio para a educação profissional, apontando para as diferenças entre a técnica e a instrução tecnológica no âmbito do discurso oficial e da introdução prática da proposta. Usando dados empíricos de escolas técnicas após tais mudanças, o texto argumenta as propriedades das práticas escolares para o ensino tecnológico, mostrando a perda da identidade desse tipo de escola, dando uma resposta ao ensino tecnológico engajado com a educação social.
id CEDES-1_ddd8862e65c7a0a4d7a910a0f6b36fa1
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302000000100006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino TécnicoEnsino Médiopolíticas públicasensino tecnológicoidentidadeEsta é uma análise da nova proposta governamental para a estrutura de ensino do Ensino Médio para a educação profissional, apontando para as diferenças entre a técnica e a instrução tecnológica no âmbito do discurso oficial e da introdução prática da proposta. Usando dados empíricos de escolas técnicas após tais mudanças, o texto argumenta as propriedades das práticas escolares para o ensino tecnológico, mostrando a perda da identidade desse tipo de escola, dando uma resposta ao ensino tecnológico engajado com a educação social.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2000-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000100006Educação & Sociedade v.21 n.70 2000reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302000000100006info:eu-repo/semantics/openAccessFerretti,Celso Joãopor2000-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302000000100006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico
title Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico
spellingShingle Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico
Ferretti,Celso João
Ensino Médio
políticas públicas
ensino tecnológico
identidade
title_short Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico
title_full Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico
title_fullStr Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico
title_full_unstemmed Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico
title_sort Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e no Ensino Técnico
author Ferretti,Celso João
author_facet Ferretti,Celso João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferretti,Celso João
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
políticas públicas
ensino tecnológico
identidade
topic Ensino Médio
políticas públicas
ensino tecnológico
identidade
description Esta é uma análise da nova proposta governamental para a estrutura de ensino do Ensino Médio para a educação profissional, apontando para as diferenças entre a técnica e a instrução tecnológica no âmbito do discurso oficial e da introdução prática da proposta. Usando dados empíricos de escolas técnicas após tais mudanças, o texto argumenta as propriedades das práticas escolares para o ensino tecnológico, mostrando a perda da identidade desse tipo de escola, dando uma resposta ao ensino tecnológico engajado com a educação social.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302000000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.21 n.70 2000
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552710529024