Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400008 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é explicitar as implicações da teoria da racionalidade comunicativa e da teoria da modernidade de Habermas sobre o campo educacional. O texto desenvolve, inicialmente, as principais ideias sobre estas duas teorias, apresentando um breve diagnóstico da crise atual da racionalidade e da educação. Como referencial aparecem os dois conceitos centrais do autor: do mundo da vida e do sistema. Na sequência, é realizada a análise das implicações da teoria comunicativa no campo educacional, avaliando-se, do ponto de vista pedagógico, a eficácia das teses do pensador alemão. Destacam-se as consequências pedagógicas da mudança do paradigma da filosofia do sujeito para o paradigma da intersubjetividade, além do papel da filosofia nessa reconstrução. O objetivo é fundamentar uma proposta pedagógica crítica, tendo por base a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. |
id |
CEDES-1_e3e58b40947e908861374284db09fbd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302011000400008 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipaçãoAção comunicativaTeoria da modernidadeEducação emancipadoraHabermasO objetivo deste trabalho é explicitar as implicações da teoria da racionalidade comunicativa e da teoria da modernidade de Habermas sobre o campo educacional. O texto desenvolve, inicialmente, as principais ideias sobre estas duas teorias, apresentando um breve diagnóstico da crise atual da racionalidade e da educação. Como referencial aparecem os dois conceitos centrais do autor: do mundo da vida e do sistema. Na sequência, é realizada a análise das implicações da teoria comunicativa no campo educacional, avaliando-se, do ponto de vista pedagógico, a eficácia das teses do pensador alemão. Destacam-se as consequências pedagógicas da mudança do paradigma da filosofia do sujeito para o paradigma da intersubjetividade, além do papel da filosofia nessa reconstrução. O objetivo é fundamentar uma proposta pedagógica crítica, tendo por base a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400008Educação & Sociedade v.32 n.117 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000400008info:eu-repo/semantics/openAccessMühl,Eldon Henriquepor2012-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000400008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-02-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação |
title |
Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação |
spellingShingle |
Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação Mühl,Eldon Henrique Ação comunicativa Teoria da modernidade Educação emancipadora Habermas |
title_short |
Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação |
title_full |
Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação |
title_fullStr |
Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação |
title_full_unstemmed |
Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação |
title_sort |
Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação |
author |
Mühl,Eldon Henrique |
author_facet |
Mühl,Eldon Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mühl,Eldon Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação comunicativa Teoria da modernidade Educação emancipadora Habermas |
topic |
Ação comunicativa Teoria da modernidade Educação emancipadora Habermas |
description |
O objetivo deste trabalho é explicitar as implicações da teoria da racionalidade comunicativa e da teoria da modernidade de Habermas sobre o campo educacional. O texto desenvolve, inicialmente, as principais ideias sobre estas duas teorias, apresentando um breve diagnóstico da crise atual da racionalidade e da educação. Como referencial aparecem os dois conceitos centrais do autor: do mundo da vida e do sistema. Na sequência, é realizada a análise das implicações da teoria comunicativa no campo educacional, avaliando-se, do ponto de vista pedagógico, a eficácia das teses do pensador alemão. Destacam-se as consequências pedagógicas da mudança do paradigma da filosofia do sujeito para o paradigma da intersubjetividade, além do papel da filosofia nessa reconstrução. O objetivo é fundamentar uma proposta pedagógica crítica, tendo por base a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302011000400008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.32 n.117 2011 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555184119808 |