Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mühl,Eldon Henrique
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400008
Resumo: O objetivo deste trabalho é explicitar as implicações da teoria da racionalidade comunicativa e da teoria da modernidade de Habermas sobre o campo educacional. O texto desenvolve, inicialmente, as principais ideias sobre estas duas teorias, apresentando um breve diagnóstico da crise atual da racionalidade e da educação. Como referencial aparecem os dois conceitos centrais do autor: do mundo da vida e do sistema. Na sequência, é realizada a análise das implicações da teoria comunicativa no campo educacional, avaliando-se, do ponto de vista pedagógico, a eficácia das teses do pensador alemão. Destacam-se as consequências pedagógicas da mudança do paradigma da filosofia do sujeito para o paradigma da intersubjetividade, além do papel da filosofia nessa reconstrução. O objetivo é fundamentar uma proposta pedagógica crítica, tendo por base a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas.
id CEDES-1_e3e58b40947e908861374284db09fbd9
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302011000400008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipaçãoAção comunicativaTeoria da modernidadeEducação emancipadoraHabermasO objetivo deste trabalho é explicitar as implicações da teoria da racionalidade comunicativa e da teoria da modernidade de Habermas sobre o campo educacional. O texto desenvolve, inicialmente, as principais ideias sobre estas duas teorias, apresentando um breve diagnóstico da crise atual da racionalidade e da educação. Como referencial aparecem os dois conceitos centrais do autor: do mundo da vida e do sistema. Na sequência, é realizada a análise das implicações da teoria comunicativa no campo educacional, avaliando-se, do ponto de vista pedagógico, a eficácia das teses do pensador alemão. Destacam-se as consequências pedagógicas da mudança do paradigma da filosofia do sujeito para o paradigma da intersubjetividade, além do papel da filosofia nessa reconstrução. O objetivo é fundamentar uma proposta pedagógica crítica, tendo por base a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400008Educação & Sociedade v.32 n.117 2011reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302011000400008info:eu-repo/semantics/openAccessMühl,Eldon Henriquepor2012-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302011000400008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2012-02-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação
title Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação
spellingShingle Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação
Mühl,Eldon Henrique
Ação comunicativa
Teoria da modernidade
Educação emancipadora
Habermas
title_short Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação
title_full Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação
title_fullStr Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação
title_full_unstemmed Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação
title_sort Habermas e a educação: racionalidade comunicativa, diagnóstico crítico e emancipação
author Mühl,Eldon Henrique
author_facet Mühl,Eldon Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mühl,Eldon Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Ação comunicativa
Teoria da modernidade
Educação emancipadora
Habermas
topic Ação comunicativa
Teoria da modernidade
Educação emancipadora
Habermas
description O objetivo deste trabalho é explicitar as implicações da teoria da racionalidade comunicativa e da teoria da modernidade de Habermas sobre o campo educacional. O texto desenvolve, inicialmente, as principais ideias sobre estas duas teorias, apresentando um breve diagnóstico da crise atual da racionalidade e da educação. Como referencial aparecem os dois conceitos centrais do autor: do mundo da vida e do sistema. Na sequência, é realizada a análise das implicações da teoria comunicativa no campo educacional, avaliando-se, do ponto de vista pedagógico, a eficácia das teses do pensador alemão. Destacam-se as consequências pedagógicas da mudança do paradigma da filosofia do sujeito para o paradigma da intersubjetividade, além do papel da filosofia nessa reconstrução. O objetivo é fundamentar uma proposta pedagógica crítica, tendo por base a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302011000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302011000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.32 n.117 2011
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555184119808