Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Tales Renato Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Brant,Luiz Carlos, Melo,Marilene Barros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200014
Resumo: Este artigo é um ensaio teórico que apresenta diferentes estudos abordando as condições de produção do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a eleição do metilfenidato como principal terapêutica. Analisou-se o consumo e utilização do medicamento como dispositivo de produtividade, descrevendo as tendências comuns de transgressão do seu uso. Discutiram-se as controvérsias que permeiam o diagnóstico de TDAH e o abuso do metilfenidato como sintoma da sociedade pós-industrial. Concluiu-se que o não cumprimento das exigências de bom desempenho na escola e no trabalho tem contribuído para a configuração do diagnóstico de TDAH. Nesse contexto, ocorre a busca pelo fármaco como estratégia para melhorar o desempenho cognitivo.
id CEDES-1_e525c11e39eeb1bc491e40a7ee64e1d3
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302014000200014
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidatoEducaçãoTrabalhoMedicalização socialTDAHMetilfenidatoEste artigo é um ensaio teórico que apresenta diferentes estudos abordando as condições de produção do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a eleição do metilfenidato como principal terapêutica. Analisou-se o consumo e utilização do medicamento como dispositivo de produtividade, descrevendo as tendências comuns de transgressão do seu uso. Discutiram-se as controvérsias que permeiam o diagnóstico de TDAH e o abuso do metilfenidato como sintoma da sociedade pós-industrial. Concluiu-se que o não cumprimento das exigências de bom desempenho na escola e no trabalho tem contribuído para a configuração do diagnóstico de TDAH. Nesse contexto, ocorre a busca pelo fármaco como estratégia para melhorar o desempenho cognitivo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200014Educação & Sociedade v.35 n.127 2014reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302014000200014info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Tales Renato FerreiraBrant,Luiz CarlosMelo,Marilene Barros depor2014-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302014000200014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2014-07-29T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
title Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
spellingShingle Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
Carvalho,Tales Renato Ferreira
Educação
Trabalho
Medicalização social
TDAH
Metilfenidato
title_short Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
title_full Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
title_fullStr Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
title_full_unstemmed Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
title_sort Exigências de produtividade na escola e no trabalho e o consumo de metilfenidato
author Carvalho,Tales Renato Ferreira
author_facet Carvalho,Tales Renato Ferreira
Brant,Luiz Carlos
Melo,Marilene Barros de
author_role author
author2 Brant,Luiz Carlos
Melo,Marilene Barros de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Tales Renato Ferreira
Brant,Luiz Carlos
Melo,Marilene Barros de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Trabalho
Medicalização social
TDAH
Metilfenidato
topic Educação
Trabalho
Medicalização social
TDAH
Metilfenidato
description Este artigo é um ensaio teórico que apresenta diferentes estudos abordando as condições de produção do diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a eleição do metilfenidato como principal terapêutica. Analisou-se o consumo e utilização do medicamento como dispositivo de produtividade, descrevendo as tendências comuns de transgressão do seu uso. Discutiram-se as controvérsias que permeiam o diagnóstico de TDAH e o abuso do metilfenidato como sintoma da sociedade pós-industrial. Concluiu-se que o não cumprimento das exigências de bom desempenho na escola e no trabalho tem contribuído para a configuração do diagnóstico de TDAH. Nesse contexto, ocorre a busca pelo fármaco como estratégia para melhorar o desempenho cognitivo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302014000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.35 n.127 2014
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555614035968