CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100501 |
Resumo: | RESUMO Na assim compreendida sociedade de conhecimento, vive-se diante de um processo de transferência da memória humana para meios eletrônicos, servidores, discos rígidos e nuvens de dados. Isso representa uma das mais notáveis modificações no ambiente da educação, sobretudo, no processo de ensino-aprendizagem da história. Diante dessa nova realidade, o artigo discute as principais diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relativas ao ensino de história no ensino básico. Isso se faz com base em elementos teóricos da didática da história de Jörn Rüssen. Os resultados apontam que a BNCC, como orientação pedagógica, tem importantes limitações teóricas, identitárias e sociais, contribuindo, assim, para uma formação histórica deficitária. |
id |
CEDES-1_e83089e3f0db719f2cbdd418b161862e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302022000100501 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADESCultura informacional virtualEnsino de históriaFormação identitáriaJörn RüssenBase Nacional Comum CurricularRESUMO Na assim compreendida sociedade de conhecimento, vive-se diante de um processo de transferência da memória humana para meios eletrônicos, servidores, discos rígidos e nuvens de dados. Isso representa uma das mais notáveis modificações no ambiente da educação, sobretudo, no processo de ensino-aprendizagem da história. Diante dessa nova realidade, o artigo discute as principais diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relativas ao ensino de história no ensino básico. Isso se faz com base em elementos teóricos da didática da história de Jörn Rüssen. Os resultados apontam que a BNCC, como orientação pedagógica, tem importantes limitações teóricas, identitárias e sociais, contribuindo, assim, para uma formação histórica deficitária.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100501Educação & Sociedade v.43 2022reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.232735info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Fabrício Antônio AntunesCardoso,Vanilson VianaMueller,Airton Adelarpor2022-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302022000100501Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2022-08-25T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES |
title |
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES |
spellingShingle |
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES Soares,Fabrício Antônio Antunes Cultura informacional virtual Ensino de história Formação identitária Jörn Rüssen Base Nacional Comum Curricular |
title_short |
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES |
title_full |
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES |
title_fullStr |
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES |
title_full_unstemmed |
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES |
title_sort |
CULTURA INFORMACIONAL VIRTUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE A PRÁXIS E AS IDENTIDADES |
author |
Soares,Fabrício Antônio Antunes |
author_facet |
Soares,Fabrício Antônio Antunes Cardoso,Vanilson Viana Mueller,Airton Adelar |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso,Vanilson Viana Mueller,Airton Adelar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares,Fabrício Antônio Antunes Cardoso,Vanilson Viana Mueller,Airton Adelar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura informacional virtual Ensino de história Formação identitária Jörn Rüssen Base Nacional Comum Curricular |
topic |
Cultura informacional virtual Ensino de história Formação identitária Jörn Rüssen Base Nacional Comum Curricular |
description |
RESUMO Na assim compreendida sociedade de conhecimento, vive-se diante de um processo de transferência da memória humana para meios eletrônicos, servidores, discos rígidos e nuvens de dados. Isso representa uma das mais notáveis modificações no ambiente da educação, sobretudo, no processo de ensino-aprendizagem da história. Diante dessa nova realidade, o artigo discute as principais diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relativas ao ensino de história no ensino básico. Isso se faz com base em elementos teóricos da didática da história de Jörn Rüssen. Os resultados apontam que a BNCC, como orientação pedagógica, tem importantes limitações teóricas, identitárias e sociais, contribuindo, assim, para uma formação histórica deficitária. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100501 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302022000100501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.232735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.43 2022 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557576970240 |