O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moore,Rob
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Muller,Johan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400012
Resumo: Este artigo discute a questão do caráter da teoria de Bernstein. Ele baseia-se em um conjunto de conceitos-chave elaborados em alguns de seus artigos mais recentes, embora sugira ser possível discernir as origens dessas idéias em trabalhos muito mais antigos. Na primeira seção discute-se o diagnóstico de Bernstein, que compreende a sociologia da educação como uma estrutura do conhecimento horizontal com uma gramática fraca. Destaca-se um aparente paradoxo: se a sociologia da educação tem essa forma, como podemos explicar a própria teoria de Bernstein? O resto do texto emprega os próprios trabalhos de Bernstein como uma maneira de explorar as condições para o crescimento do conhecimento em sociologia como uma estrutura do conhecimento vertical com uma gramática forte.
id CEDES-1_ed22f4f1d0f90f89ec0908931cdb8239
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302003000400012
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O crescimento do conhecimento e a lacuna discursivaTeorias de BernsteinTeoria da sociologia da educaçãoTeoria da sociologia do conhecimentoTeoria sociológicaEste artigo discute a questão do caráter da teoria de Bernstein. Ele baseia-se em um conjunto de conceitos-chave elaborados em alguns de seus artigos mais recentes, embora sugira ser possível discernir as origens dessas idéias em trabalhos muito mais antigos. Na primeira seção discute-se o diagnóstico de Bernstein, que compreende a sociologia da educação como uma estrutura do conhecimento horizontal com uma gramática fraca. Destaca-se um aparente paradoxo: se a sociologia da educação tem essa forma, como podemos explicar a própria teoria de Bernstein? O resto do texto emprega os próprios trabalhos de Bernstein como uma maneira de explorar as condições para o crescimento do conhecimento em sociologia como uma estrutura do conhecimento vertical com uma gramática forte.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400012Educação & Sociedade v.24 n.85 2003reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302003000400012info:eu-repo/semantics/openAccessMoore,RobMuller,Johanpor2004-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302003000400012Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2004-04-06T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva
title O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva
spellingShingle O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva
Moore,Rob
Teorias de Bernstein
Teoria da sociologia da educação
Teoria da sociologia do conhecimento
Teoria sociológica
title_short O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva
title_full O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva
title_fullStr O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva
title_full_unstemmed O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva
title_sort O crescimento do conhecimento e a lacuna discursiva
author Moore,Rob
author_facet Moore,Rob
Muller,Johan
author_role author
author2 Muller,Johan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moore,Rob
Muller,Johan
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias de Bernstein
Teoria da sociologia da educação
Teoria da sociologia do conhecimento
Teoria sociológica
topic Teorias de Bernstein
Teoria da sociologia da educação
Teoria da sociologia do conhecimento
Teoria sociológica
description Este artigo discute a questão do caráter da teoria de Bernstein. Ele baseia-se em um conjunto de conceitos-chave elaborados em alguns de seus artigos mais recentes, embora sugira ser possível discernir as origens dessas idéias em trabalhos muito mais antigos. Na primeira seção discute-se o diagnóstico de Bernstein, que compreende a sociologia da educação como uma estrutura do conhecimento horizontal com uma gramática fraca. Destaca-se um aparente paradoxo: se a sociologia da educação tem essa forma, como podemos explicar a própria teoria de Bernstein? O resto do texto emprega os próprios trabalhos de Bernstein como uma maneira de explorar as condições para o crescimento do conhecimento em sociologia como uma estrutura do conhecimento vertical com uma gramática forte.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302003000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.24 n.85 2003
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553412026368