Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/502 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é dar uma visão geral do trabalho de Bernstein e de sua importante contribuição para a teoria e a pesquisa no campo da sociologia da educação. Busca-se também explicar as razões de algumas incompreensões de seus conceitos e de sua orientação teórica. Para isso, o artigo está dividido em três partes. A primeira, procura mostrar como o trabalho de Bernstein é analisado no interior do campo acadêmico. A segunda, explora como o autor desenvolveu sua teoria, de acordo com a meta de avaliação que faz de seu trabalho. A terceira, volta-se para a análise de sua obra, baseada na extensa literatura educacional. |
id |
FCC-1_3a25ceb5308e9c044b07fb3f53ed8c26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/502 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensõesBernsteinBasilSociologia da EducaçãoTeoria da EducaçãoO objetivo deste artigo é dar uma visão geral do trabalho de Bernstein e de sua importante contribuição para a teoria e a pesquisa no campo da sociologia da educação. Busca-se também explicar as razões de algumas incompreensões de seus conceitos e de sua orientação teórica. Para isso, o artigo está dividido em três partes. A primeira, procura mostrar como o trabalho de Bernstein é analisado no interior do campo acadêmico. A segunda, explora como o autor desenvolveu sua teoria, de acordo com a meta de avaliação que faz de seu trabalho. A terceira, volta-se para a análise de sua obra, baseada na extensa literatura educacional.Fundação Carlos Chagas2003-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/502Cadernos de Pesquisa; No. 120 (2003); 15-49Cadernos de Pesquisa; Núm. 120 (2003); 15-49Cadernos de Pesquisa; No. 120 (2003); 15-49Cadernos de Pesquisa; n. 120 (2003); 15-491980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/502/506Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lucíola Licínio de C. P.2023-11-01T13:11:34Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/502Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T13:11:34Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões |
title |
Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões |
spellingShingle |
Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões Santos, Lucíola Licínio de C. P. Bernstein Basil Sociologia da Educação Teoria da Educação |
title_short |
Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões |
title_full |
Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões |
title_fullStr |
Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões |
title_full_unstemmed |
Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões |
title_sort |
Bernstein e o campo educacional: relevância, influências e incompreensões |
author |
Santos, Lucíola Licínio de C. P. |
author_facet |
Santos, Lucíola Licínio de C. P. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lucíola Licínio de C. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bernstein Basil Sociologia da Educação Teoria da Educação |
topic |
Bernstein Basil Sociologia da Educação Teoria da Educação |
description |
O objetivo deste artigo é dar uma visão geral do trabalho de Bernstein e de sua importante contribuição para a teoria e a pesquisa no campo da sociologia da educação. Busca-se também explicar as razões de algumas incompreensões de seus conceitos e de sua orientação teórica. Para isso, o artigo está dividido em três partes. A primeira, procura mostrar como o trabalho de Bernstein é analisado no interior do campo acadêmico. A segunda, explora como o autor desenvolveu sua teoria, de acordo com a meta de avaliação que faz de seu trabalho. A terceira, volta-se para a análise de sua obra, baseada na extensa literatura educacional. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/502 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/502/506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 120 (2003); 15-49 Cadernos de Pesquisa; Núm. 120 (2003); 15-49 Cadernos de Pesquisa; No. 120 (2003); 15-49 Cadernos de Pesquisa; n. 120 (2003); 15-49 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309652217856 |