Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400009 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo discutir aproximações entre os pensamentos de Maturana e Varela (2001) sobre sistemas autopoiéticos em diálogo com Lévy (2010), trazendo à cena as denominadas Tecnologias da Inteligência. Nesta perspectiva, pretende-se fomentar uma conversação entre conceitos propostos pelos autores, de modo que seja relevada compreensão sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação. Isso como espaço profícuo para o desenvolvimento de ambiências de aprendizagens que congreguem e exprimam possibilidades de interação e experiências inovadoras. Igualmente, propõe-se problematizações considerando a transcendência das tecnologias antes mencionadas, tendo em vista o conceito de psicotecnologias calcadas na ideia de extensão não apenas de corpos, como também de mentes humanas, e as possíveis tendências no campo educacional ao se empreender análise nesse sentido. |
id |
CEDES-1_ef4c61ac452968630c142a5ff25453e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302012000400009 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligênciaAutopoieseTecnologia da inteligênciaTecnologias digitais da informação e comunicaçãoPsicotecnologiasO trabalho tem por objetivo discutir aproximações entre os pensamentos de Maturana e Varela (2001) sobre sistemas autopoiéticos em diálogo com Lévy (2010), trazendo à cena as denominadas Tecnologias da Inteligência. Nesta perspectiva, pretende-se fomentar uma conversação entre conceitos propostos pelos autores, de modo que seja relevada compreensão sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação. Isso como espaço profícuo para o desenvolvimento de ambiências de aprendizagens que congreguem e exprimam possibilidades de interação e experiências inovadoras. Igualmente, propõe-se problematizações considerando a transcendência das tecnologias antes mencionadas, tendo em vista o conceito de psicotecnologias calcadas na ideia de extensão não apenas de corpos, como também de mentes humanas, e as possíveis tendências no campo educacional ao se empreender análise nesse sentido.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400009Educação & Sociedade v.33 n.121 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000400009info:eu-repo/semantics/openAccessAlonso,Kátia MorosovSilva,Danilo Garcia daSilveira,Maria Cristina daStrobel,Mabel Moreirapor2013-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000400009Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-02-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência |
title |
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência |
spellingShingle |
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência Alonso,Kátia Morosov Autopoiese Tecnologia da inteligência Tecnologias digitais da informação e comunicação Psicotecnologias |
title_short |
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência |
title_full |
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência |
title_fullStr |
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência |
title_full_unstemmed |
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência |
title_sort |
Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência |
author |
Alonso,Kátia Morosov |
author_facet |
Alonso,Kátia Morosov Silva,Danilo Garcia da Silveira,Maria Cristina da Strobel,Mabel Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Danilo Garcia da Silveira,Maria Cristina da Strobel,Mabel Moreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alonso,Kátia Morosov Silva,Danilo Garcia da Silveira,Maria Cristina da Strobel,Mabel Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autopoiese Tecnologia da inteligência Tecnologias digitais da informação e comunicação Psicotecnologias |
topic |
Autopoiese Tecnologia da inteligência Tecnologias digitais da informação e comunicação Psicotecnologias |
description |
O trabalho tem por objetivo discutir aproximações entre os pensamentos de Maturana e Varela (2001) sobre sistemas autopoiéticos em diálogo com Lévy (2010), trazendo à cena as denominadas Tecnologias da Inteligência. Nesta perspectiva, pretende-se fomentar uma conversação entre conceitos propostos pelos autores, de modo que seja relevada compreensão sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação. Isso como espaço profícuo para o desenvolvimento de ambiências de aprendizagens que congreguem e exprimam possibilidades de interação e experiências inovadoras. Igualmente, propõe-se problematizações considerando a transcendência das tecnologias antes mencionadas, tendo em vista o conceito de psicotecnologias calcadas na ideia de extensão não apenas de corpos, como também de mentes humanas, e as possíveis tendências no campo educacional ao se empreender análise nesse sentido. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302012000400009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.33 n.121 2012 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122555255422976 |