As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moysés,Maria Aparecida Affonso
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Geraldi,João Wanderley, Collares,Cecília Azevedo Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200007
Resumo: Neste ensaio, utilizando narrativas, os autores analisam as concepções hegemônicas acerca dos modos de produção, circulação e apropriação dos conhecimentos. Esses modos são caracterizados pela despreocupação com os usos e conseqüências dos conhecimentos. O esgotamento dessas concepções é desvelado pela atual crise de paradigmas e desencadeia novas possibilidades para o mundo científico, pelo reencontro com a vida. Os autores assumem que o sujeito se constitui pela linguagem e pelo processo de constituir seus próprios conhecimentos e propõem a substituição da idéia de conhecimento como objeto transmissível pela de conhecimentos e saberes constituídos nos e pelos processos discursivos. Os autores aventam a importância da memória, das narrativas e da interlocução para o processo em que sujeitos e conhecimentos são simultaneamente tecidos.
id CEDES-1_f585c7fe9f4e5b91bcbbe7a4416cf16d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302002000200007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocuçãoSujeitoConhecimentoCrise paradigmáticaNarrativaTempoNeste ensaio, utilizando narrativas, os autores analisam as concepções hegemônicas acerca dos modos de produção, circulação e apropriação dos conhecimentos. Esses modos são caracterizados pela despreocupação com os usos e conseqüências dos conhecimentos. O esgotamento dessas concepções é desvelado pela atual crise de paradigmas e desencadeia novas possibilidades para o mundo científico, pelo reencontro com a vida. Os autores assumem que o sujeito se constitui pela linguagem e pelo processo de constituir seus próprios conhecimentos e propõem a substituição da idéia de conhecimento como objeto transmissível pela de conhecimentos e saberes constituídos nos e pelos processos discursivos. Os autores aventam a importância da memória, das narrativas e da interlocução para o processo em que sujeitos e conhecimentos são simultaneamente tecidos.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200007Educação & Sociedade v.23 n.78 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002000200007info:eu-repo/semantics/openAccessMoysés,Maria Aparecida AffonsoGeraldi,João WanderleyCollares,Cecília Azevedo Limapor2006-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002000200007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução
title As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução
spellingShingle As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução
Moysés,Maria Aparecida Affonso
Sujeito
Conhecimento
Crise paradigmática
Narrativa
Tempo
title_short As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução
title_full As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução
title_fullStr As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução
title_full_unstemmed As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução
title_sort As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução
author Moysés,Maria Aparecida Affonso
author_facet Moysés,Maria Aparecida Affonso
Geraldi,João Wanderley
Collares,Cecília Azevedo Lima
author_role author
author2 Geraldi,João Wanderley
Collares,Cecília Azevedo Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moysés,Maria Aparecida Affonso
Geraldi,João Wanderley
Collares,Cecília Azevedo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito
Conhecimento
Crise paradigmática
Narrativa
Tempo
topic Sujeito
Conhecimento
Crise paradigmática
Narrativa
Tempo
description Neste ensaio, utilizando narrativas, os autores analisam as concepções hegemônicas acerca dos modos de produção, circulação e apropriação dos conhecimentos. Esses modos são caracterizados pela despreocupação com os usos e conseqüências dos conhecimentos. O esgotamento dessas concepções é desvelado pela atual crise de paradigmas e desencadeia novas possibilidades para o mundo científico, pelo reencontro com a vida. Os autores assumem que o sujeito se constitui pela linguagem e pelo processo de constituir seus próprios conhecimentos e propõem a substituição da idéia de conhecimento como objeto transmissível pela de conhecimentos e saberes constituídos nos e pelos processos discursivos. Os autores aventam a importância da memória, das narrativas e da interlocução para o processo em que sujeitos e conhecimentos são simultaneamente tecidos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302002000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.23 n.78 2002
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553045024768