As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200007 |
Resumo: | Neste ensaio, utilizando narrativas, os autores analisam as concepções hegemônicas acerca dos modos de produção, circulação e apropriação dos conhecimentos. Esses modos são caracterizados pela despreocupação com os usos e conseqüências dos conhecimentos. O esgotamento dessas concepções é desvelado pela atual crise de paradigmas e desencadeia novas possibilidades para o mundo científico, pelo reencontro com a vida. Os autores assumem que o sujeito se constitui pela linguagem e pelo processo de constituir seus próprios conhecimentos e propõem a substituição da idéia de conhecimento como objeto transmissível pela de conhecimentos e saberes constituídos nos e pelos processos discursivos. Os autores aventam a importância da memória, das narrativas e da interlocução para o processo em que sujeitos e conhecimentos são simultaneamente tecidos. |
id |
CEDES-1_f585c7fe9f4e5b91bcbbe7a4416cf16d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302002000200007 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocuçãoSujeitoConhecimentoCrise paradigmáticaNarrativaTempoNeste ensaio, utilizando narrativas, os autores analisam as concepções hegemônicas acerca dos modos de produção, circulação e apropriação dos conhecimentos. Esses modos são caracterizados pela despreocupação com os usos e conseqüências dos conhecimentos. O esgotamento dessas concepções é desvelado pela atual crise de paradigmas e desencadeia novas possibilidades para o mundo científico, pelo reencontro com a vida. Os autores assumem que o sujeito se constitui pela linguagem e pelo processo de constituir seus próprios conhecimentos e propõem a substituição da idéia de conhecimento como objeto transmissível pela de conhecimentos e saberes constituídos nos e pelos processos discursivos. Os autores aventam a importância da memória, das narrativas e da interlocução para o processo em que sujeitos e conhecimentos são simultaneamente tecidos.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200007Educação & Sociedade v.23 n.78 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002000200007info:eu-repo/semantics/openAccessMoysés,Maria Aparecida AffonsoGeraldi,João WanderleyCollares,Cecília Azevedo Limapor2006-12-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002000200007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-12-13T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução |
title |
As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução |
spellingShingle |
As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução Moysés,Maria Aparecida Affonso Sujeito Conhecimento Crise paradigmática Narrativa Tempo |
title_short |
As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução |
title_full |
As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução |
title_fullStr |
As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução |
title_full_unstemmed |
As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução |
title_sort |
As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução |
author |
Moysés,Maria Aparecida Affonso |
author_facet |
Moysés,Maria Aparecida Affonso Geraldi,João Wanderley Collares,Cecília Azevedo Lima |
author_role |
author |
author2 |
Geraldi,João Wanderley Collares,Cecília Azevedo Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moysés,Maria Aparecida Affonso Geraldi,João Wanderley Collares,Cecília Azevedo Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sujeito Conhecimento Crise paradigmática Narrativa Tempo |
topic |
Sujeito Conhecimento Crise paradigmática Narrativa Tempo |
description |
Neste ensaio, utilizando narrativas, os autores analisam as concepções hegemônicas acerca dos modos de produção, circulação e apropriação dos conhecimentos. Esses modos são caracterizados pela despreocupação com os usos e conseqüências dos conhecimentos. O esgotamento dessas concepções é desvelado pela atual crise de paradigmas e desencadeia novas possibilidades para o mundo científico, pelo reencontro com a vida. Os autores assumem que o sujeito se constitui pela linguagem e pelo processo de constituir seus próprios conhecimentos e propõem a substituição da idéia de conhecimento como objeto transmissível pela de conhecimentos e saberes constituídos nos e pelos processos discursivos. Os autores aventam a importância da memória, das narrativas e da interlocução para o processo em que sujeitos e conhecimentos são simultaneamente tecidos. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302002000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.23 n.78 2002 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553045024768 |