CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sapelli,Marlene Lucia Siebert
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300611
Resumo: RESUMO: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é resultado de processos de luta pela Reforma Agrária que, desde o início, esteve atrelada a outras lutas, especialmente pela educação. O objetivo desse trabalho é analisar o processo de formulação da proposta dos Ciclos de Formação Humana e a posterior incorporação dos Complexos de Estudo nas escolas itinerantes do Paraná. Produzimos a pesquisa a partir do estudo de bibliografias específicas e de análise documental. Na primeira parte, explicitamos a concepção de alguns autores acerca da natureza e da especificidade da escola capitalista, e analisamos a formulação da proposta dos Ciclos de Formação Humana e a incorporação dos Complexos de Estudo. Na segunda parte, apresentamos elementos da avaliação dos quatro primeiros anos de implementação da proposta.
id CEDES-1_f5bf81931803dc05781c18e749f6d6b7
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302017000300611
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁMovimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-TerraCiclos de formação humanaComplexos de estudoEscolas itinerantesParanáRESUMO: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é resultado de processos de luta pela Reforma Agrária que, desde o início, esteve atrelada a outras lutas, especialmente pela educação. O objetivo desse trabalho é analisar o processo de formulação da proposta dos Ciclos de Formação Humana e a posterior incorporação dos Complexos de Estudo nas escolas itinerantes do Paraná. Produzimos a pesquisa a partir do estudo de bibliografias específicas e de análise documental. Na primeira parte, explicitamos a concepção de alguns autores acerca da natureza e da especificidade da escola capitalista, e analisamos a formulação da proposta dos Ciclos de Formação Humana e a incorporação dos Complexos de Estudo. Na segunda parte, apresentamos elementos da avaliação dos quatro primeiros anos de implementação da proposta.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300611Educação & Sociedade v.38 n.140 2017reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302017180548info:eu-repo/semantics/openAccessSapelli,Marlene Lucia Siebertpor2017-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302017000300611Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2017-10-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ
title CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ
spellingShingle CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ
Sapelli,Marlene Lucia Siebert
Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Ciclos de formação humana
Complexos de estudo
Escolas itinerantes
Paraná
title_short CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ
title_full CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ
title_fullStr CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ
title_full_unstemmed CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ
title_sort CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ
author Sapelli,Marlene Lucia Siebert
author_facet Sapelli,Marlene Lucia Siebert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sapelli,Marlene Lucia Siebert
dc.subject.por.fl_str_mv Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Ciclos de formação humana
Complexos de estudo
Escolas itinerantes
Paraná
topic Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Ciclos de formação humana
Complexos de estudo
Escolas itinerantes
Paraná
description RESUMO: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é resultado de processos de luta pela Reforma Agrária que, desde o início, esteve atrelada a outras lutas, especialmente pela educação. O objetivo desse trabalho é analisar o processo de formulação da proposta dos Ciclos de Formação Humana e a posterior incorporação dos Complexos de Estudo nas escolas itinerantes do Paraná. Produzimos a pesquisa a partir do estudo de bibliografias específicas e de análise documental. Na primeira parte, explicitamos a concepção de alguns autores acerca da natureza e da especificidade da escola capitalista, e analisamos a formulação da proposta dos Ciclos de Formação Humana e a incorporação dos Complexos de Estudo. Na segunda parte, apresentamos elementos da avaliação dos quatro primeiros anos de implementação da proposta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300611
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000300611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302017180548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.38 n.140 2017
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122556323921920