ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paião, Cintia Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sachs, Línlya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/270
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma história da Escola Itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”, dos tempos de acampamento dos atuais Assentamentos Eli Vive I e II, localizados no distrito de Lerroville, no município de Londrina, estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se da História Oral como fundamentação teórica e metodológica para o registro e o trabalho com as narrativas produzidas a partir de sete entrevistas, com educadoras e educadores que trabalharam, organizaram e construíram essa escola, em seus anos de funcionamento (2009-2016). Apresentamos essa história como uma experiência de fazer uma outra escola, qualificada pela ação política direta de sua comunidade e que se faz na e pela coletividade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, reconhecida como necessidade para a própria continuidade e qualidade da luta pela Reforma Agrária Popular.
id SBHMAT_b78a1ad3125dd7119f62fbf2dadcd132
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/270
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escolaEducação do CampoMovimentos SociaisMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem TerraEscola ItineranteHistória Oral Este artigo tem como objetivo apresentar uma história da Escola Itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”, dos tempos de acampamento dos atuais Assentamentos Eli Vive I e II, localizados no distrito de Lerroville, no município de Londrina, estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se da História Oral como fundamentação teórica e metodológica para o registro e o trabalho com as narrativas produzidas a partir de sete entrevistas, com educadoras e educadores que trabalharam, organizaram e construíram essa escola, em seus anos de funcionamento (2009-2016). Apresentamos essa história como uma experiência de fazer uma outra escola, qualificada pela ação política direta de sua comunidade e que se faz na e pela coletividade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, reconhecida como necessidade para a própria continuidade e qualidade da luta pela Reforma Agrária Popular. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/270Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/270/209Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaião, Cintia AparecidaSachs, Línlya2023-12-13T14:35:39Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/270Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T14:35:39Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escola
title ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escola
spellingShingle ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escola
Paião, Cintia Aparecida
Educação do Campo
Movimentos Sociais
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Escola Itinerante
História Oral
title_short ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escola
title_full ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escola
title_fullStr ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escola
title_full_unstemmed ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escola
title_sort ESCOLA ITINERANTE “MARIA APARECIDA ROSIGNOL FRANCIOSI”: a história de uma outra escola
author Paião, Cintia Aparecida
author_facet Paião, Cintia Aparecida
Sachs, Línlya
author_role author
author2 Sachs, Línlya
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paião, Cintia Aparecida
Sachs, Línlya
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Movimentos Sociais
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Escola Itinerante
História Oral
topic Educação do Campo
Movimentos Sociais
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Escola Itinerante
História Oral
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma história da Escola Itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”, dos tempos de acampamento dos atuais Assentamentos Eli Vive I e II, localizados no distrito de Lerroville, no município de Londrina, estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se da História Oral como fundamentação teórica e metodológica para o registro e o trabalho com as narrativas produzidas a partir de sete entrevistas, com educadoras e educadores que trabalharam, organizaram e construíram essa escola, em seus anos de funcionamento (2009-2016). Apresentamos essa história como uma experiência de fazer uma outra escola, qualificada pela ação política direta de sua comunidade e que se faz na e pela coletividade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, reconhecida como necessidade para a própria continuidade e qualidade da luta pela Reforma Agrária Popular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/270
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/270/209
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462793420800