A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsarin,Rafaela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinheiro,Petrilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100801
Resumo: RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir resultados de uma investigação sobre os modos como a prática do vandalismo pode impactar no processo de produção de um verbete da Wikipédia via práticas colaborativas de escrita. Para isso, tomamos como base as noções de Web 2.0 e práticas colaborativas de escrita para analisar edições do verbete “Simone de Beauvoir” que, devido a uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que fez uso de uma frase da filósofa Simone de Beauvoir, passou a ser alvo constante de vandalismo. Como resultado deste trabalho, nota-se que o processo de produção do verbete “Simone de Beauvoir” constitui, na perspectiva dos novos letramentos, um conjunto amplo e difuso de pessoas, interesses, inteligências e técnicas que promovem o projeto coletivo de escrita da Wikipédia.
id CEDES-1_f5e604df71dfc0cb9ddd84377cfc6f07
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302019000100801
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”VandalismoWikipédiaWeb 2.0Novo ethosPráticas colaborativas de escritaRESUMO: O objetivo deste artigo é discutir resultados de uma investigação sobre os modos como a prática do vandalismo pode impactar no processo de produção de um verbete da Wikipédia via práticas colaborativas de escrita. Para isso, tomamos como base as noções de Web 2.0 e práticas colaborativas de escrita para analisar edições do verbete “Simone de Beauvoir” que, devido a uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que fez uso de uma frase da filósofa Simone de Beauvoir, passou a ser alvo constante de vandalismo. Como resultado deste trabalho, nota-se que o processo de produção do verbete “Simone de Beauvoir” constitui, na perspectiva dos novos letramentos, um conjunto amplo e difuso de pessoas, interesses, inteligências e técnicas que promovem o projeto coletivo de escrita da Wikipédia.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100801Educação & Sociedade v.40 2019reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es0101-73302019189020info:eu-repo/semantics/openAccessBolsarin,RafaelaPinheiro,Petrilsonpor2019-05-15T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302019000100801Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2019-05-15T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”
title A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”
spellingShingle A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”
Bolsarin,Rafaela
Vandalismo
Wikipédia
Web 2.0
Novo ethos
Práticas colaborativas de escrita
title_short A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”
title_full A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”
title_fullStr A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”
title_full_unstemmed A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”
title_sort A PRÁTICA DO VANDALISMO NO PROCESSO DE ESCRITA COLABORATIVA DO VERBETE DA WIKIPÉDIA “SIMONE DE BEAUVOIR”
author Bolsarin,Rafaela
author_facet Bolsarin,Rafaela
Pinheiro,Petrilson
author_role author
author2 Pinheiro,Petrilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsarin,Rafaela
Pinheiro,Petrilson
dc.subject.por.fl_str_mv Vandalismo
Wikipédia
Web 2.0
Novo ethos
Práticas colaborativas de escrita
topic Vandalismo
Wikipédia
Web 2.0
Novo ethos
Práticas colaborativas de escrita
description RESUMO: O objetivo deste artigo é discutir resultados de uma investigação sobre os modos como a prática do vandalismo pode impactar no processo de produção de um verbete da Wikipédia via práticas colaborativas de escrita. Para isso, tomamos como base as noções de Web 2.0 e práticas colaborativas de escrita para analisar edições do verbete “Simone de Beauvoir” que, devido a uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que fez uso de uma frase da filósofa Simone de Beauvoir, passou a ser alvo constante de vandalismo. Como resultado deste trabalho, nota-se que o processo de produção do verbete “Simone de Beauvoir” constitui, na perspectiva dos novos letramentos, um conjunto amplo e difuso de pessoas, interesses, inteligências e técnicas que promovem o projeto coletivo de escrita da Wikipédia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100801
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es0101-73302019189020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.40 2019
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557044293632