Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300006 |
Resumo: | O ensino superior brasileiro, nos debates atuais sobre sua reforma e expansão, tem diante de si o desfio de encontrar soluções que respondam à questão das desigualdades raciais no acesso às suas instituições e na permanência nelas. Algumas universidades públicas já adotaram ações nessa direção, ao estabelecerem cotas raciais ou sociais em seus processos seletivos. Contudo, essas experiências têm gerado significativas controvérsias. Neste artigo, com a intenção de explorar o debate sobre políticas de igualdade racial e o que motiva algumas de suas disputas, analisam-se dois de seus pontos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e a identificação racial que supõem, além de observar as maneiras com que foram implementadas em uma universidade norte-americana e as dificuldades enfrentadas nesse processo. |
id |
CEDES-1_fcd671a651cc293d190449c4272fca52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302004000300006 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racialAção afirmativaAcesso ao ensino superiorIgualdadeRelações raciaisExperiência Estados UnidosO ensino superior brasileiro, nos debates atuais sobre sua reforma e expansão, tem diante de si o desfio de encontrar soluções que respondam à questão das desigualdades raciais no acesso às suas instituições e na permanência nelas. Algumas universidades públicas já adotaram ações nessa direção, ao estabelecerem cotas raciais ou sociais em seus processos seletivos. Contudo, essas experiências têm gerado significativas controvérsias. Neste artigo, com a intenção de explorar o debate sobre políticas de igualdade racial e o que motiva algumas de suas disputas, analisam-se dois de seus pontos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e a identificação racial que supõem, além de observar as maneiras com que foram implementadas em uma universidade norte-americana e as dificuldades enfrentadas nesse processo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300006Educação & Sociedade v.25 n.88 2004reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302004000300006info:eu-repo/semantics/openAccessMoehlecke,Sabrinapor2005-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302004000300006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-01-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial |
title |
Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial |
spellingShingle |
Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial Moehlecke,Sabrina Ação afirmativa Acesso ao ensino superior Igualdade Relações raciais Experiência Estados Unidos |
title_short |
Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial |
title_full |
Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial |
title_fullStr |
Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial |
title_full_unstemmed |
Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial |
title_sort |
Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial |
author |
Moehlecke,Sabrina |
author_facet |
Moehlecke,Sabrina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moehlecke,Sabrina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação afirmativa Acesso ao ensino superior Igualdade Relações raciais Experiência Estados Unidos |
topic |
Ação afirmativa Acesso ao ensino superior Igualdade Relações raciais Experiência Estados Unidos |
description |
O ensino superior brasileiro, nos debates atuais sobre sua reforma e expansão, tem diante de si o desfio de encontrar soluções que respondam à questão das desigualdades raciais no acesso às suas instituições e na permanência nelas. Algumas universidades públicas já adotaram ações nessa direção, ao estabelecerem cotas raciais ou sociais em seus processos seletivos. Contudo, essas experiências têm gerado significativas controvérsias. Neste artigo, com a intenção de explorar o debate sobre políticas de igualdade racial e o que motiva algumas de suas disputas, analisam-se dois de seus pontos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e a identificação racial que supõem, além de observar as maneiras com que foram implementadas em uma universidade norte-americana e as dificuldades enfrentadas nesse processo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302004000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.25 n.88 2004 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122553448726528 |