Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moehlecke,Sabrina
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300006
Resumo: O ensino superior brasileiro, nos debates atuais sobre sua reforma e expansão, tem diante de si o desfio de encontrar soluções que respondam à questão das desigualdades raciais no acesso às suas instituições e na permanência nelas. Algumas universidades públicas já adotaram ações nessa direção, ao estabelecerem cotas raciais ou sociais em seus processos seletivos. Contudo, essas experiências têm gerado significativas controvérsias. Neste artigo, com a intenção de explorar o debate sobre políticas de igualdade racial e o que motiva algumas de suas disputas, analisam-se dois de seus pontos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e a identificação racial que supõem, além de observar as maneiras com que foram implementadas em uma universidade norte-americana e as dificuldades enfrentadas nesse processo.
id CEDES-1_fcd671a651cc293d190449c4272fca52
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302004000300006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racialAção afirmativaAcesso ao ensino superiorIgualdadeRelações raciaisExperiência Estados UnidosO ensino superior brasileiro, nos debates atuais sobre sua reforma e expansão, tem diante de si o desfio de encontrar soluções que respondam à questão das desigualdades raciais no acesso às suas instituições e na permanência nelas. Algumas universidades públicas já adotaram ações nessa direção, ao estabelecerem cotas raciais ou sociais em seus processos seletivos. Contudo, essas experiências têm gerado significativas controvérsias. Neste artigo, com a intenção de explorar o debate sobre políticas de igualdade racial e o que motiva algumas de suas disputas, analisam-se dois de seus pontos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e a identificação racial que supõem, além de observar as maneiras com que foram implementadas em uma universidade norte-americana e as dificuldades enfrentadas nesse processo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300006Educação & Sociedade v.25 n.88 2004reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302004000300006info:eu-repo/semantics/openAccessMoehlecke,Sabrinapor2005-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302004000300006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2005-01-19T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial
title Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial
spellingShingle Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial
Moehlecke,Sabrina
Ação afirmativa
Acesso ao ensino superior
Igualdade
Relações raciais
Experiência Estados Unidos
title_short Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial
title_full Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial
title_fullStr Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial
title_full_unstemmed Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial
title_sort Ação afirmativa no ensino superior: entre a excelência e a justiça racial
author Moehlecke,Sabrina
author_facet Moehlecke,Sabrina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moehlecke,Sabrina
dc.subject.por.fl_str_mv Ação afirmativa
Acesso ao ensino superior
Igualdade
Relações raciais
Experiência Estados Unidos
topic Ação afirmativa
Acesso ao ensino superior
Igualdade
Relações raciais
Experiência Estados Unidos
description O ensino superior brasileiro, nos debates atuais sobre sua reforma e expansão, tem diante de si o desfio de encontrar soluções que respondam à questão das desigualdades raciais no acesso às suas instituições e na permanência nelas. Algumas universidades públicas já adotaram ações nessa direção, ao estabelecerem cotas raciais ou sociais em seus processos seletivos. Contudo, essas experiências têm gerado significativas controvérsias. Neste artigo, com a intenção de explorar o debate sobre políticas de igualdade racial e o que motiva algumas de suas disputas, analisam-se dois de seus pontos mais polêmicos, a complexa relação de igualdade e a identificação racial que supõem, além de observar as maneiras com que foram implementadas em uma universidade norte-americana e as dificuldades enfrentadas nesse processo.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302004000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.25 n.88 2004
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553448726528