Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tuma,Magda Madalena
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cainelli,Marlene Rosa, Oliveira,Sandra Regina Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300006
Resumo: Apresentamos neste artigo a análise da progressão do conhecimento no sentido da complexidade do pensamento histórico, com ênfase nos deslocamentos temporais. Situamos nossa investigação no processo de entendimento do aluno quanto aos deslocamentos temporais, o que nos aproximou do constituído e/ou em constituição pela criança em termos de pensamento histórico perante a história ensinada.
id CEDES-2_0ab5b428e3b03e0b04b57ff125d917bc
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622010000300006
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamentalNoções de tempoEducação históricaEnsino e aprendizagemApresentamos neste artigo a análise da progressão do conhecimento no sentido da complexidade do pensamento histórico, com ênfase nos deslocamentos temporais. Situamos nossa investigação no processo de entendimento do aluno quanto aos deslocamentos temporais, o que nos aproximou do constituído e/ou em constituição pela criança em termos de pensamento histórico perante a história ensinada.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300006Cadernos CEDES v.30 n.82 2010reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622010000300006info:eu-repo/semantics/openAccessTuma,Magda MadalenaCainelli,Marlene RosaOliveira,Sandra Regina Ferreira depor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622010000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-03-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental
title Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental
Tuma,Magda Madalena
Noções de tempo
Educação histórica
Ensino e aprendizagem
title_short Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental
author Tuma,Magda Madalena
author_facet Tuma,Magda Madalena
Cainelli,Marlene Rosa
Oliveira,Sandra Regina Ferreira de
author_role author
author2 Cainelli,Marlene Rosa
Oliveira,Sandra Regina Ferreira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tuma,Magda Madalena
Cainelli,Marlene Rosa
Oliveira,Sandra Regina Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Noções de tempo
Educação histórica
Ensino e aprendizagem
topic Noções de tempo
Educação histórica
Ensino e aprendizagem
description Apresentamos neste artigo a análise da progressão do conhecimento no sentido da complexidade do pensamento histórico, com ênfase nos deslocamentos temporais. Situamos nossa investigação no processo de entendimento do aluno quanto aos deslocamentos temporais, o que nos aproximou do constituído e/ou em constituição pela criança em termos de pensamento histórico perante a história ensinada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622010000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.30 n.82 2010
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605528350720