A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego,Sheila Cristina Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100005
Resumo: Nesse estudo apresentamos, primeiramente, aspectos dos processos de mudança de paradigma que ocorrem nas ciências naturais e suas influências nos manuais didáticos (KUHN, 2005). Em seguida, expomos resultados de um levantamento acerca de pesquisas que abordam imagens fixas no ensino de Física, buscando compreender o que tem sido considerado importante em seu uso, em especial, nos livros didáticos. Dos artigos analisados pelo presente trabalho, percebemos uma carência na discussão sobre os paradigmas da ciência transmitidos por meio de imagens em livros didáticos de Física. Pensamos ser essa uma reflexão importante, uma vez que trata da visão de mundo da ciência com que estudantes entram em contato em sua formação acadêmica e que, de alguma forma, influenciará sua atuação na vida.
id CEDES-2_1020f121fea470958ff84e485a7033be
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622014000100005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de físicaImagemLivro didáticoFísicaParadigmaNesse estudo apresentamos, primeiramente, aspectos dos processos de mudança de paradigma que ocorrem nas ciências naturais e suas influências nos manuais didáticos (KUHN, 2005). Em seguida, expomos resultados de um levantamento acerca de pesquisas que abordam imagens fixas no ensino de Física, buscando compreender o que tem sido considerado importante em seu uso, em especial, nos livros didáticos. Dos artigos analisados pelo presente trabalho, percebemos uma carência na discussão sobre os paradigmas da ciência transmitidos por meio de imagens em livros didáticos de Física. Pensamos ser essa uma reflexão importante, uma vez que trata da visão de mundo da ciência com que estudantes entram em contato em sua formação acadêmica e que, de alguma forma, influenciará sua atuação na vida.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100005Cadernos CEDES v.34 n.92 2014reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622014000100005info:eu-repo/semantics/openAccessRego,Sheila Cristina Ribeiropor2014-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622014000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2014-05-26T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física
title A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física
spellingShingle A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física
Rego,Sheila Cristina Ribeiro
Imagem
Livro didático
Física
Paradigma
title_short A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física
title_full A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física
title_fullStr A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física
title_full_unstemmed A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física
title_sort A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física
author Rego,Sheila Cristina Ribeiro
author_facet Rego,Sheila Cristina Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego,Sheila Cristina Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Livro didático
Física
Paradigma
topic Imagem
Livro didático
Física
Paradigma
description Nesse estudo apresentamos, primeiramente, aspectos dos processos de mudança de paradigma que ocorrem nas ciências naturais e suas influências nos manuais didáticos (KUHN, 2005). Em seguida, expomos resultados de um levantamento acerca de pesquisas que abordam imagens fixas no ensino de Física, buscando compreender o que tem sido considerado importante em seu uso, em especial, nos livros didáticos. Dos artigos analisados pelo presente trabalho, percebemos uma carência na discussão sobre os paradigmas da ciência transmitidos por meio de imagens em livros didáticos de Física. Pensamos ser essa uma reflexão importante, uma vez que trata da visão de mundo da ciência com que estudantes entram em contato em sua formação acadêmica e que, de alguma forma, influenciará sua atuação na vida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622014000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622014000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.34 n.92 2014
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605840826368