Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4143 |
Resumo: | Além de serem produzidas, transmitidas e lidas por nós, as imagens fotográficas frequentemente representam seres humanos. O objetivo deste trabalho foi analisar características (faixa etária, raça e sexo) das pessoas apresentadas por meio delas em livros didáticos de física para os ensinos médio e superior. Foram examinadas 70 fotografias, na maioria das quais houve presença de seres humanos, sendo mais frequente a representação de homens adultos brancos. Não foram encontrados adolescentes nem indígenas nas fotografias analisadas. Em relação às raças brasileiras, as fotografias não apresentaram diversificação de características locais e regionais. O resultado de nossa análise indicou carência da presença de mulheres nas representações imagéticas do ensino de física. Acreditamos que estudos destinados à análise de imagens lidas e construídas no cotidiano escolar podem ajudar a refletir sobre as ideias que estudantes e professores apresentam sobre a produção de conhecimento científico e as suas relações com a sociedade. |
id |
INEP-1_9416437c6a58e22d8ff55c3754f5bad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/4143 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografiasFotografia; Livro didático; Ensino de FísicaAlém de serem produzidas, transmitidas e lidas por nós, as imagens fotográficas frequentemente representam seres humanos. O objetivo deste trabalho foi analisar características (faixa etária, raça e sexo) das pessoas apresentadas por meio delas em livros didáticos de física para os ensinos médio e superior. Foram examinadas 70 fotografias, na maioria das quais houve presença de seres humanos, sendo mais frequente a representação de homens adultos brancos. Não foram encontrados adolescentes nem indígenas nas fotografias analisadas. Em relação às raças brasileiras, as fotografias não apresentaram diversificação de características locais e regionais. O resultado de nossa análise indicou carência da presença de mulheres nas representações imagéticas do ensino de física. Acreditamos que estudos destinados à análise de imagens lidas e construídas no cotidiano escolar podem ajudar a refletir sobre as ideias que estudantes e professores apresentam sobre a produção de conhecimento científico e as suas relações com a sociedade.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisRibeiro Rego, Sheila Cristina2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/414310.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4143Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i103reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4143/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias |
title |
Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias |
spellingShingle |
Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias Ribeiro Rego, Sheila Cristina Fotografia; Livro didático; Ensino de Física |
title_short |
Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias |
title_full |
Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias |
title_fullStr |
Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias |
title_full_unstemmed |
Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias |
title_sort |
Imagens em livros didáticos de física: características de seres humanos em fotografias |
author |
Ribeiro Rego, Sheila Cristina |
author_facet |
Ribeiro Rego, Sheila Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Rego, Sheila Cristina |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia; Livro didático; Ensino de Física |
topic |
Fotografia; Livro didático; Ensino de Física |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Além de serem produzidas, transmitidas e lidas por nós, as imagens fotográficas frequentemente representam seres humanos. O objetivo deste trabalho foi analisar características (faixa etária, raça e sexo) das pessoas apresentadas por meio delas em livros didáticos de física para os ensinos médio e superior. Foram examinadas 70 fotografias, na maioria das quais houve presença de seres humanos, sendo mais frequente a representação de homens adultos brancos. Não foram encontrados adolescentes nem indígenas nas fotografias analisadas. Em relação às raças brasileiras, as fotografias não apresentaram diversificação de características locais e regionais. O resultado de nossa análise indicou carência da presença de mulheres nas representações imagéticas do ensino de física. Acreditamos que estudos destinados à análise de imagens lidas e construídas no cotidiano escolar podem ajudar a refletir sobre as ideias que estudantes e professores apresentam sobre a produção de conhecimento científico e as suas relações com a sociedade. |
description |
Além de serem produzidas, transmitidas e lidas por nós, as imagens fotográficas frequentemente representam seres humanos. O objetivo deste trabalho foi analisar características (faixa etária, raça e sexo) das pessoas apresentadas por meio delas em livros didáticos de física para os ensinos médio e superior. Foram examinadas 70 fotografias, na maioria das quais houve presença de seres humanos, sendo mais frequente a representação de homens adultos brancos. Não foram encontrados adolescentes nem indígenas nas fotografias analisadas. Em relação às raças brasileiras, as fotografias não apresentaram diversificação de características locais e regionais. O resultado de nossa análise indicou carência da presença de mulheres nas representações imagéticas do ensino de física. Acreditamos que estudos destinados à análise de imagens lidas e construídas no cotidiano escolar podem ajudar a refletir sobre as ideias que estudantes e professores apresentam sobre a produção de conhecimento científico e as suas relações com a sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4143 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4143 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4143 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.4143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4143/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 31, n. 103 (2018): Imagem e ensino: possíveis diálogos 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.31i103 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643441242112 |