A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arelaro,Lisete
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000200155
Resumo: RESUMO: Trata-se de estudo sobre o ensino fundamental de nove anos no estado de São Paulo, especialmente do ingresso de crianças de 5 e 6 anos de idade no 1º ano. Analisaram-se propostas de implantação de quatro governos municipais paulistas, a do governo estadual e a da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Foram realizadas visitas semanais às escolas e entrevistas com crianças, pais, professores, gestores escolares, conselhos de escola e sindicatos. Os resultados foram analisados à luz do direito à educação, da gestão democrática e da qualidade de ensino.
id CEDES-2_102eb949df408905e4f7c00857a7e2ec
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622017000200155
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?Ensino fundamental de nove anosPolítica educacionalDireito à educaçãoGestão democráticaQualidade de ensinoRESUMO: Trata-se de estudo sobre o ensino fundamental de nove anos no estado de São Paulo, especialmente do ingresso de crianças de 5 e 6 anos de idade no 1º ano. Analisaram-se propostas de implantação de quatro governos municipais paulistas, a do governo estadual e a da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Foram realizadas visitas semanais às escolas e entrevistas com crianças, pais, professores, gestores escolares, conselhos de escola e sindicatos. Os resultados foram analisados à luz do direito à educação, da gestão democrática e da qualidade de ensino.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000200155Cadernos CEDES v.37 n.102 2017reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc0101-32622017173594info:eu-repo/semantics/openAccessArelaro,Lisetepor2017-09-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622017000200155Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2017-09-01T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
title A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
spellingShingle A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
Arelaro,Lisete
Ensino fundamental de nove anos
Política educacional
Direito à educação
Gestão democrática
Qualidade de ensino
title_short A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
title_full A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
title_fullStr A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
title_full_unstemmed A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
title_sort A QUEM INTERESSA A ANTECIPAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
author Arelaro,Lisete
author_facet Arelaro,Lisete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arelaro,Lisete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental de nove anos
Política educacional
Direito à educação
Gestão democrática
Qualidade de ensino
topic Ensino fundamental de nove anos
Política educacional
Direito à educação
Gestão democrática
Qualidade de ensino
description RESUMO: Trata-se de estudo sobre o ensino fundamental de nove anos no estado de São Paulo, especialmente do ingresso de crianças de 5 e 6 anos de idade no 1º ano. Analisaram-se propostas de implantação de quatro governos municipais paulistas, a do governo estadual e a da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica. Foram realizadas visitas semanais às escolas e entrevistas com crianças, pais, professores, gestores escolares, conselhos de escola e sindicatos. Os resultados foram analisados à luz do direito à educação, da gestão democrática e da qualidade de ensino.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000200155
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000200155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/cc0101-32622017173594
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.37 n.102 2017
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122606166933504