Qualidade da educação e Ensino Fundamental de nove anos: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacomini, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Klein, Sylvie Bonifácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/188
Resumo: ResumoEste artigo pretende articular o debate acerca da qualidade de ensino com a implementação do Ensino Fundamental de nove anos. O texto é resultado de discussões e de pesquisa realizada por um Grupo de Pesquisa da Faculdade de Educação da USP, coordenado pela Profa. Dra. Lisete Arelaro, entre os anos de 2006 e 2008. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação. O foco do estudo foi analisar os dados recolhidos sobre três aspectos: direito à educação, gestão democrática e qualidade de ensino. Ainda que sejam complementares, optamos por, neste texto, trazer à luz algumas reflexões sobre a qualidade de ensino. Os resultados apontam para a implantação do Ensino Fundamental de nove anos sem a devida organização material e pedagógica da escola, para que esta possa realizar um ensino de qualidade e a efetivação do direito à educação.Palavras-chave: Ensino Fundamental de nove anos; Qualidade do ensino; Direito à educação.Quality of education and basic education of nine years: some reflections Abstract This article intends to articulate the debate about the quality of education with the implementation of basic education of nine-year-olds. The text is the result of discussions and studies carried by a research group at the School of Education at the University of São Paulo (USP) coordinated by Professor Lisete Arelaro, from 2006 to 2008. This is a qualitative research in education. The aim of the research was to analyze data collected on three aspects: right to education, democratic management and educational quality. Despite being complementary, we chose to mention some reflections on the quality of education in this text. The results provide evidence that the deployment of Basic Education of nine-year-olds did not present proper pedagogical and material organization of the schools for them to provide quality education and full right to education.Key words: Basic education of nine-year-olds; Quality of education; Right to education.
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