Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas,Rosane da C.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dorneles,Beatriz V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000300007
Resumo: Este estudo de caso investigou se crianças surdas, filhas de pais surdos, estão em vantagem para aprender conceitos numéricos comparados com crianças surdas, filhas de pais ouvintes. Comparamos a resposta à intervenção de duas crianças de 6 anos de idade: um menino sinalizante nativo e uma menina que entrou em contato com a língua de sinais a partir dos 2 anos de idade. Ambos participaram de uma intervenção breve projetada para melhorar a compreensão da composição aditiva e o uso de procedimentos econômicos de contagem na resolução de problemas. Contrariamente às nossas expectativas, as crianças alcançaram níveis semelhantes no uso de procedimentos de contagem, na compreensão aditiva do número e também no aumento do campo numérico.
id CEDES-2_19769662b9dffe6c455a5ccb54f43ed5
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622013000300007
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Uma intervenção em contagem com duas crianças surdasCrianças surdasContagemComposição aditivaEstratégias e procedimentos de contagemEste estudo de caso investigou se crianças surdas, filhas de pais surdos, estão em vantagem para aprender conceitos numéricos comparados com crianças surdas, filhas de pais ouvintes. Comparamos a resposta à intervenção de duas crianças de 6 anos de idade: um menino sinalizante nativo e uma menina que entrou em contato com a língua de sinais a partir dos 2 anos de idade. Ambos participaram de uma intervenção breve projetada para melhorar a compreensão da composição aditiva e o uso de procedimentos econômicos de contagem na resolução de problemas. Contrariamente às nossas expectativas, as crianças alcançaram níveis semelhantes no uso de procedimentos de contagem, na compreensão aditiva do número e também no aumento do campo numérico.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000300007Cadernos CEDES v.33 n.91 2013reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622013000300007info:eu-repo/semantics/openAccessVargas,Rosane da C.Dorneles,Beatriz V.por2013-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622013000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2013-12-11T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
title Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
spellingShingle Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
Vargas,Rosane da C.
Crianças surdas
Contagem
Composição aditiva
Estratégias e procedimentos de contagem
title_short Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
title_full Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
title_fullStr Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
title_full_unstemmed Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
title_sort Uma intervenção em contagem com duas crianças surdas
author Vargas,Rosane da C.
author_facet Vargas,Rosane da C.
Dorneles,Beatriz V.
author_role author
author2 Dorneles,Beatriz V.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas,Rosane da C.
Dorneles,Beatriz V.
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças surdas
Contagem
Composição aditiva
Estratégias e procedimentos de contagem
topic Crianças surdas
Contagem
Composição aditiva
Estratégias e procedimentos de contagem
description Este estudo de caso investigou se crianças surdas, filhas de pais surdos, estão em vantagem para aprender conceitos numéricos comparados com crianças surdas, filhas de pais ouvintes. Comparamos a resposta à intervenção de duas crianças de 6 anos de idade: um menino sinalizante nativo e uma menina que entrou em contato com a língua de sinais a partir dos 2 anos de idade. Ambos participaram de uma intervenção breve projetada para melhorar a compreensão da composição aditiva e o uso de procedimentos econômicos de contagem na resolução de problemas. Contrariamente às nossas expectativas, as crianças alcançaram níveis semelhantes no uso de procedimentos de contagem, na compreensão aditiva do número e também no aumento do campo numérico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622013000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.33 n.91 2013
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605835583488