Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000200003 |
Resumo: | Este trabalho etnográfico descreve a socialização de 12 famílias brasileiras residentes nos Estados Unidos diante de uma nova língua/cultura. Foi investigada a competência comunicativa nas duas línguas em cinco domínios sociais. Verificou-se, em crianças/adolescentes, a manifestação do "bilingüismo subtrativo". Formas de ação exercidas pelos pais são reveladas como esforços para assegurar a preservação da língua materna; a igreja e a televisão brasileira demonstram exercer papel relevante no sentido de promover "aulas de conversação" em português. |
id |
CEDES-2_2cdf171b5b701fe4c1fb166b944a7695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622004000200003 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua maternaImigrantes brasileirosBilingüismoPreservação da língua maternaEste trabalho etnográfico descreve a socialização de 12 famílias brasileiras residentes nos Estados Unidos diante de uma nova língua/cultura. Foi investigada a competência comunicativa nas duas línguas em cinco domínios sociais. Verificou-se, em crianças/adolescentes, a manifestação do "bilingüismo subtrativo". Formas de ação exercidas pelos pais são reveladas como esforços para assegurar a preservação da língua materna; a igreja e a televisão brasileira demonstram exercer papel relevante no sentido de promover "aulas de conversação" em português.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000200003Cadernos CEDES v.24 n.63 2004reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622004000200003info:eu-repo/semantics/openAccessMota,Kátia Santospor2005-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622004000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2005-01-12T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna |
title |
Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna |
spellingShingle |
Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna Mota,Kátia Santos Imigrantes brasileiros Bilingüismo Preservação da língua materna |
title_short |
Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna |
title_full |
Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna |
title_fullStr |
Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna |
title_full_unstemmed |
Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna |
title_sort |
Aulas de português fora da escola: famílias imigrantes brasileiras, esforços de preservação da língua materna |
author |
Mota,Kátia Santos |
author_facet |
Mota,Kátia Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota,Kátia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imigrantes brasileiros Bilingüismo Preservação da língua materna |
topic |
Imigrantes brasileiros Bilingüismo Preservação da língua materna |
description |
Este trabalho etnográfico descreve a socialização de 12 famílias brasileiras residentes nos Estados Unidos diante de uma nova língua/cultura. Foi investigada a competência comunicativa nas duas línguas em cinco domínios sociais. Verificou-se, em crianças/adolescentes, a manifestação do "bilingüismo subtrativo". Formas de ação exercidas pelos pais são reveladas como esforços para assegurar a preservação da língua materna; a igreja e a televisão brasileira demonstram exercer papel relevante no sentido de promover "aulas de conversação" em português. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622004000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.24 n.63 2004 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605148766208 |