O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Marlene Leal dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1778
Resumo: Este trabalho realizou-se no âmbito do Mestrado em “Estudos Ibéricos”, tendo englobado os alunos de PLNM. A presente investigação pretende analisar teoricamente os conceitos de LM, L2 e LE. Partindo do princípio que entre L2 e LE existem diferentes concepções teóricas, optámos por englobar a designação de PLNM. Assim, o nosso estudo abarca essas noções e interligando-as comenta o próprio perfil do Professor de línguas, bem como as metodologias utilizadas. No domínio prático, centrámo-nos no Concelho do Sabugal, cujas escolas já apresentam alunos de PLNM. Pelo recurso ao inquérito (professores e alunos) levámos a cabo a interpretação dos resultados desses inquéritos, a fim de darmos um contributo à resolução das inquietações de uma escola cada vez mais multicultural.
id RCAP_4273c9c133fe431f4b27193cd553a031
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagemSegunda línguaDidáctica das LínguasBilinguismoLíngua portuguesaEste trabalho realizou-se no âmbito do Mestrado em “Estudos Ibéricos”, tendo englobado os alunos de PLNM. A presente investigação pretende analisar teoricamente os conceitos de LM, L2 e LE. Partindo do princípio que entre L2 e LE existem diferentes concepções teóricas, optámos por englobar a designação de PLNM. Assim, o nosso estudo abarca essas noções e interligando-as comenta o próprio perfil do Professor de línguas, bem como as metodologias utilizadas. No domínio prático, centrámo-nos no Concelho do Sabugal, cujas escolas já apresentam alunos de PLNM. Pelo recurso ao inquérito (professores e alunos) levámos a cabo a interpretação dos resultados desses inquéritos, a fim de darmos um contributo à resolução das inquietações de uma escola cada vez mais multicultural.This work was carried out within the scope of a Master`s degree in “Iberian Studies” and had its basis in PLNM studies. The purpose of this research is to analize theoretically the concepts of LM (mother longue), L2 (second language) and LE (foreign language). Assuming that between L2 and LE there are different theoretical concepts, we have chosen to include the appoitment of PLNM. This, our study extends these notions and linking them comments of language`s teacher profile the methologies used. In the pratical domain we focus on Sabugal´s country whose schools already have students of PLNM. The use of the inquiry (teacher and student) allowed us to carry out the interpretation of these survey´s results in order to make a contribution adressed to the concerns of an increasingly multicultural school.Universidade da Beira InteriorOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumSantos, Tânia Marlene Leal dos2014-06-04T20:20:21Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:29Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:33.866849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
title O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
spellingShingle O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
Santos, Tânia Marlene Leal dos
Segunda língua
Didáctica das Línguas
Bilinguismo
Língua portuguesa
title_short O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
title_full O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
title_fullStr O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
title_full_unstemmed O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
title_sort O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
author Santos, Tânia Marlene Leal dos
author_facet Santos, Tânia Marlene Leal dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tânia Marlene Leal dos
dc.subject.por.fl_str_mv Segunda língua
Didáctica das Línguas
Bilinguismo
Língua portuguesa
topic Segunda língua
Didáctica das Línguas
Bilinguismo
Língua portuguesa
description Este trabalho realizou-se no âmbito do Mestrado em “Estudos Ibéricos”, tendo englobado os alunos de PLNM. A presente investigação pretende analisar teoricamente os conceitos de LM, L2 e LE. Partindo do princípio que entre L2 e LE existem diferentes concepções teóricas, optámos por englobar a designação de PLNM. Assim, o nosso estudo abarca essas noções e interligando-as comenta o próprio perfil do Professor de línguas, bem como as metodologias utilizadas. No domínio prático, centrámo-nos no Concelho do Sabugal, cujas escolas já apresentam alunos de PLNM. Pelo recurso ao inquérito (professores e alunos) levámos a cabo a interpretação dos resultados desses inquéritos, a fim de darmos um contributo à resolução das inquietações de uma escola cada vez mais multicultural.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2014-06-04T20:20:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1778
url http://hdl.handle.net/10400.6/1778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136334469660672