O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1778 |
Resumo: | Este trabalho realizou-se no âmbito do Mestrado em “Estudos Ibéricos”, tendo englobado os alunos de PLNM. A presente investigação pretende analisar teoricamente os conceitos de LM, L2 e LE. Partindo do princípio que entre L2 e LE existem diferentes concepções teóricas, optámos por englobar a designação de PLNM. Assim, o nosso estudo abarca essas noções e interligando-as comenta o próprio perfil do Professor de línguas, bem como as metodologias utilizadas. No domínio prático, centrámo-nos no Concelho do Sabugal, cujas escolas já apresentam alunos de PLNM. Pelo recurso ao inquérito (professores e alunos) levámos a cabo a interpretação dos resultados desses inquéritos, a fim de darmos um contributo à resolução das inquietações de uma escola cada vez mais multicultural. |
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O português língua não materna: metodologias de ensino, aprendizagemSegunda línguaDidáctica das LínguasBilinguismoLíngua portuguesaEste trabalho realizou-se no âmbito do Mestrado em “Estudos Ibéricos”, tendo englobado os alunos de PLNM. A presente investigação pretende analisar teoricamente os conceitos de LM, L2 e LE. Partindo do princípio que entre L2 e LE existem diferentes concepções teóricas, optámos por englobar a designação de PLNM. Assim, o nosso estudo abarca essas noções e interligando-as comenta o próprio perfil do Professor de línguas, bem como as metodologias utilizadas. No domínio prático, centrámo-nos no Concelho do Sabugal, cujas escolas já apresentam alunos de PLNM. Pelo recurso ao inquérito (professores e alunos) levámos a cabo a interpretação dos resultados desses inquéritos, a fim de darmos um contributo à resolução das inquietações de uma escola cada vez mais multicultural.This work was carried out within the scope of a Master`s degree in “Iberian Studies” and had its basis in PLNM studies. The purpose of this research is to analize theoretically the concepts of LM (mother longue), L2 (second language) and LE (foreign language). Assuming that between L2 and LE there are different theoretical concepts, we have chosen to include the appoitment of PLNM. This, our study extends these notions and linking them comments of language`s teacher profile the methologies used. In the pratical domain we focus on Sabugal´s country whose schools already have students of PLNM. The use of the inquiry (teacher and student) allowed us to carry out the interpretation of these survey´s results in order to make a contribution adressed to the concerns of an increasingly multicultural school.Universidade da Beira InteriorOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumSantos, Tânia Marlene Leal dos2014-06-04T20:20:21Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:29Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:33.866849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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