Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000100004 |
Resumo: | Este estudo propõe-se a identificar e analisar, na fala de uma pessoa com diagnóstico de deficiência múltipla, aspectos do pensamento coletivo. Nossa pesquisa insere-se na abordagem histórico-cultural, que toma como referência os trabalhos de Vygotsky e Bakthin a respeito da constituição da subjetividade como um processo de apropriação de relações sociais. O trabalho empírico desenvolveu-se em uma instituição particular de caráter assistencial para atendimento de pessoas com deficiência múltipla no estado de São Paulo. Enfocamos a dinâmica discursiva de uma pessoa com deficiência múltipla, apresentando-a marcada por condições macroestruturais de produção e discutimos algumas implicações na relação ensino-aprendizagem. |
id |
CEDES-2_3124ec9f627ee10b8b4afbe184534693 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622000000100004 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiênciaDeficiência múltiplaeducação especialeducaçãoEste estudo propõe-se a identificar e analisar, na fala de uma pessoa com diagnóstico de deficiência múltipla, aspectos do pensamento coletivo. Nossa pesquisa insere-se na abordagem histórico-cultural, que toma como referência os trabalhos de Vygotsky e Bakthin a respeito da constituição da subjetividade como um processo de apropriação de relações sociais. O trabalho empírico desenvolveu-se em uma instituição particular de caráter assistencial para atendimento de pessoas com deficiência múltipla no estado de São Paulo. Enfocamos a dinâmica discursiva de uma pessoa com deficiência múltipla, apresentando-a marcada por condições macroestruturais de produção e discutimos algumas implicações na relação ensino-aprendizagem.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2000-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000100004Cadernos CEDES v.20 n.50 2000reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622000000100004info:eu-repo/semantics/openAccessKassar,Mônica de Carvalho Magalhãespor2001-05-08T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622000000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2001-05-08T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência |
title |
Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência |
spellingShingle |
Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência Kassar,Mônica de Carvalho Magalhães Deficiência múltipla educação especial educação |
title_short |
Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência |
title_full |
Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência |
title_fullStr |
Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência |
title_full_unstemmed |
Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência |
title_sort |
Marcas da história social no discurso de um sujeito: uma contribuição para a discussão a respeito da constituição social da pessoa com deficiência |
author |
Kassar,Mônica de Carvalho Magalhães |
author_facet |
Kassar,Mônica de Carvalho Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kassar,Mônica de Carvalho Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência múltipla educação especial educação |
topic |
Deficiência múltipla educação especial educação |
description |
Este estudo propõe-se a identificar e analisar, na fala de uma pessoa com diagnóstico de deficiência múltipla, aspectos do pensamento coletivo. Nossa pesquisa insere-se na abordagem histórico-cultural, que toma como referência os trabalhos de Vygotsky e Bakthin a respeito da constituição da subjetividade como um processo de apropriação de relações sociais. O trabalho empírico desenvolveu-se em uma instituição particular de caráter assistencial para atendimento de pessoas com deficiência múltipla no estado de São Paulo. Enfocamos a dinâmica discursiva de uma pessoa com deficiência múltipla, apresentando-a marcada por condições macroestruturais de produção e discutimos algumas implicações na relação ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622000000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.20 n.50 2000 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122604821610496 |