Os sentidos e significados da escolarização de sujeitos com múltiplas deficiências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9949 |
Resumo: | A presente tese tem como objetivo geral analisar o processo de escolarização de educandos com deficiência múltipla e o seu impacto no desenvolvimento desses sujeitos a partir de pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica. Nossa investigação foi realizada, acompanhando três alunos com deficiência múltipla em duas escolas públicas do Município de Duque de Caxias, localizado na região da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Os educandos estavam matriculados em diferentes modalidades de escolarização (dois em classe especial e um em ensino comum com o suporte do atendimento educacional especializado - AEE). Na pesquisa de campo, empregamos como procedimentos: observação participante (com registros em diário de campo e realização de filmagem) e entrevistas semiestruturadas com as professoras dos alunos participantes e as equipes gestoras das escolas. Realizamos a análise “escolarização-desenvolvimento” tomando como principal referencial, a perspectiva histórico-cultural pela proficuidade dos conceitos que apresenta sobre as questões relacionadas à aprendizagem e, em especial, quando o desenvolvimento das pessoas ocorre de modo peculiar. Desta vertente, elencamos as postulações de Vigotski sobre os processos de compensação. Também realizamos análise das produções científicas relacionadas à deficiência múltipla no campo educacional. Nossa tese versa que a escolarização deve/tem que contribuir para o desenvolvimento dos sujeitos com deficiência múltipla. Os resultados da investigação apontam para as principais demandas vivenciadas para escolarizar essa população. Dentre as quais, destacamos: a dificuldade do acesso e frequência desses estudantes às escolas prejudicando a efetivação da escolarização; práticas pedagógicas pouco sistematizadas e planejadas, bem como ausência de investimento em estratégias diferenciadas de ensino, tanto no ensino comum, quanto nas classes especiais (uso de tecnologias assistivas e comunicação alternativa, por exemplo); falta de articulação e do trabalho colaborativo entre as docentes do ensino comum (professora regente e professora agente de apoio à inclusão) e a professora da sala de recursos; o não atendimento das especificidades de desenvolvimento dos alunos no processo de escolarização. A pesquisa possibilitou pensar propostas sobre como os suportes e os apoios podem se constituir como instrumentos que “viabilizam” o processo de compensação favorecendo o desenvolvimento dos sujeitos. Também indicou a necessidade de maiores investimentos na produção científica e sua disseminação. Por último, esperamos contribuir para o avanço teórico e a ampliação de investigações sobre o tema, trazendo benefícios para as trajetórias escolares e de vida dos sujeitos que apresentem esse tipo de deficiência. |
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Rocha, Maíra Gomes de Souza daPletsch, Márcia Denise5622440291569151http://lattes.cnpq.br/5622440291569151Motta, Flávia Miller Naethe5208144781873134http://lattes.cnpq.br/5208144781873134Glat, Rosana3913283461109185http://lattes.cnpq.br/3913283461109185Souza, Flávia Faissal de6545543173378090http://lattes.cnpq.br/6545543173378090Viana, Marcia Marin0415703750565086http://lattes.cnpq.br/04157037505650867490537683167242http://lattes.cnpq.br/74905376831672422023-12-21T18:54:47Z2023-12-21T18:54:47Z2018-07-11ROCHA, Maíra Gomes de Souza da. Os sentidos e significados da escolarização de sujeitos com múltiplas deficiências. 2018. 308F. Tese (Doutorado em Educação) Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar PPGEduc / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9949A presente tese tem como objetivo geral analisar o processo de escolarização de educandos com deficiência múltipla e o seu impacto no desenvolvimento desses sujeitos a partir de pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica. Nossa investigação foi realizada, acompanhando três alunos com deficiência múltipla em duas escolas públicas do Município de Duque de Caxias, localizado na região da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Os educandos estavam matriculados em diferentes modalidades de escolarização (dois em classe especial e um em ensino comum com o suporte do atendimento educacional especializado - AEE). Na pesquisa de campo, empregamos como procedimentos: observação participante (com registros em diário de campo e realização de filmagem) e entrevistas semiestruturadas com as professoras dos alunos participantes e as equipes gestoras das escolas. Realizamos a análise “escolarização-desenvolvimento” tomando como principal referencial, a perspectiva histórico-cultural pela proficuidade dos conceitos que apresenta sobre as questões relacionadas à aprendizagem e, em especial, quando o desenvolvimento das pessoas ocorre de modo peculiar. Desta vertente, elencamos as postulações de Vigotski sobre os processos de compensação. Também realizamos análise das produções científicas relacionadas à deficiência múltipla no campo educacional. Nossa tese versa que a escolarização deve/tem que contribuir para o desenvolvimento dos sujeitos com deficiência múltipla. Os resultados da investigação apontam para as principais demandas vivenciadas para escolarizar essa população. Dentre as quais, destacamos: a dificuldade do acesso e frequência desses estudantes às escolas prejudicando a efetivação da escolarização; práticas pedagógicas pouco sistematizadas e planejadas, bem como ausência de investimento em estratégias diferenciadas de ensino, tanto no ensino comum, quanto nas classes especiais (uso de tecnologias assistivas e comunicação alternativa, por exemplo); falta de articulação e do trabalho colaborativo entre as docentes do ensino comum (professora regente e professora agente de apoio à inclusão) e a professora da sala de recursos; o não atendimento das especificidades de desenvolvimento dos alunos no processo de escolarização. A pesquisa possibilitou pensar propostas sobre como os suportes e os apoios podem se constituir como instrumentos que “viabilizam” o processo de compensação favorecendo o desenvolvimento dos sujeitos. Também indicou a necessidade de maiores investimentos na produção científica e sua disseminação. Por último, esperamos contribuir para o avanço teórico e a ampliação de investigações sobre o tema, trazendo benefícios para as trajetórias escolares e de vida dos sujeitos que apresentem esse tipo de deficiência.The present thesis aims to analyze the process of schooling of students with multiple deficiencies and its impact on the development of these subjects from qualitative research with an ethnographic approach. Our investigation was carried out, following three students with multiple deficiencies in two public schools of the Duque de Caxias city, located in the region of Baixada Fluminense, in the State of Rio de Janeiro. The students were enrolled in different types of schooling (two in special class and one in common education with the support of specialized educational service - SES). In the field research, we used as procedures: participant observation (with field diary records and filming) and semi structured interviews with the teachers of the participating students and the management teams of the schools. We carry out the "schooling-development" analysis, taking as its main reference, the historical-cultural perspective for the proficuity of the concepts it presents on the issues related to learning, and especially when the people development occurs in a peculiar way. From this perspective, we list Vygotsky's postulations on compensation processes. We also analyze the scientific productions related to multiple deficiencies in the educational field. Our thesis is that schooling should / must contribute to the subjects development with multiple deficiencies. The results of the research point to the main demands experienced to school this population. Among these, we highlight: the difficulty of access and attendance of these students to schools, impairing the effectiveness of schooling; poorly systematized and planned pedagogical practices, as well as lack of investment in differentiated teaching strategies, both in common teaching and in special classes (use of assistive technologies and alternative communication, for example); lack of articulation and collaborative work among the teachers of the common education (regent teacher and assistant teacher inclusion agent) and the resource room´s teacher; the failure to meet the developmental specificities of the students in the schooling process. The research made it possible to think about proposals on how the supports can be constituted as instruments that make viable the compensation process favoring the subjects development. It also indicated the need for greater investments in scientific production and its dissemination. Finally, we hope to contribute to the theoretical advancement and the expansion of research on the subject, bringing benefits to the school and life trajectories of the individuals who present this type of deficiencies.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoEscolarizaçãoEducação especialDeficiência múltiplaPerspectiva histórico-culturalSchoolingSpecial educationMultiple deficienciesHistorical-cultural perspectiveCiências HumanasEducaçãoOs sentidos e significados da escolarização de sujeitos com múltiplas deficiênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAAIDD. Discapacidad intelectual: defición, clasificácion ysistemas de apoyo. Asociación Americana de Discapacidades Intelectuales y del Desarrollo. 11ª Edición. Traducción Miguel Ángel Verdugo Alonso. Edición: Alianza Editorial, S. A. Madrid, 2011. ALMEIDA, T. 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A presente tese tem como objetivo geral analisar o processo de escolarização de educandos com deficiência múltipla e o seu impacto no desenvolvimento desses sujeitos a partir de pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica. Nossa investigação foi realizada, acompanhando três alunos com deficiência múltipla em duas escolas públicas do Município de Duque de Caxias, localizado na região da Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Os educandos estavam matriculados em diferentes modalidades de escolarização (dois em classe especial e um em ensino comum com o suporte do atendimento educacional especializado - AEE). Na pesquisa de campo, empregamos como procedimentos: observação participante (com registros em diário de campo e realização de filmagem) e entrevistas semiestruturadas com as professoras dos alunos participantes e as equipes gestoras das escolas. Realizamos a análise “escolarização-desenvolvimento” tomando como principal referencial, a perspectiva histórico-cultural pela proficuidade dos conceitos que apresenta sobre as questões relacionadas à aprendizagem e, em especial, quando o desenvolvimento das pessoas ocorre de modo peculiar. Desta vertente, elencamos as postulações de Vigotski sobre os processos de compensação. Também realizamos análise das produções científicas relacionadas à deficiência múltipla no campo educacional. Nossa tese versa que a escolarização deve/tem que contribuir para o desenvolvimento dos sujeitos com deficiência múltipla. Os resultados da investigação apontam para as principais demandas vivenciadas para escolarizar essa população. Dentre as quais, destacamos: a dificuldade do acesso e frequência desses estudantes às escolas prejudicando a efetivação da escolarização; práticas pedagógicas pouco sistematizadas e planejadas, bem como ausência de investimento em estratégias diferenciadas de ensino, tanto no ensino comum, quanto nas classes especiais (uso de tecnologias assistivas e comunicação alternativa, por exemplo); falta de articulação e do trabalho colaborativo entre as docentes do ensino comum (professora regente e professora agente de apoio à inclusão) e a professora da sala de recursos; o não atendimento das especificidades de desenvolvimento dos alunos no processo de escolarização. A pesquisa possibilitou pensar propostas sobre como os suportes e os apoios podem se constituir como instrumentos que “viabilizam” o processo de compensação favorecendo o desenvolvimento dos sujeitos. Também indicou a necessidade de maiores investimentos na produção científica e sua disseminação. Por último, esperamos contribuir para o avanço teórico e a ampliação de investigações sobre o tema, trazendo benefícios para as trajetórias escolares e de vida dos sujeitos que apresentem esse tipo de deficiência. |
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